logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Porquê fazer uma dieta DETOX?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Porquê fazer uma dieta DETOX?


Como vimos na apresentação anterior, as particularidades dos diferentes planos de refeições Detox variam bastante, mas em geral, recomendam uma alimentação rica em vegetais e frutas cruas, água, plantas medicinais e outros suplementos. Explicamos que embora o seu principal objetivo não seja a perda de peso, (mas sim a eliminação de resíduos, impurezas e toxinas, de forma a melhorar o funcionamento do nosso organismo); também contribuem de forma saudável para a perda de alguns quilos.

O fígado, os rins, o sistema linfático, os intestinos, os pulmões, o sangue e a pele desempenham funções de desintoxicação, no entanto, os níveis de poluição do ar e da água; o uso de produtos químicos; o consumo excessivo de gorduras trans, açúcar, café, tabaco, álcool e alimentos refinados, sobrecarregam os órgãos de desintoxicação, fazendo com que uma pequena parte destas toxinas não seja eliminada e se acumule no nosso organismo.

Embora existam poucas provas científicas da eficácia das dietas de desintoxicação, pode utilizá-las como uma forma de fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Muitas pessoas relatam mudanças favoráveis na sua digestão, humor e energia depois de as seguirem; tudo isto parece lógico depois de substituir alimentos processados densos e calóricos por alimentos naturais, leves e medicamentosos.

Quando utilizar a dieta Detox?

Normalmente, não nos apercebemos dos efeitos da acumulação de toxinas no nosso corpo, mas se estivermos atentos, podemos descobrir alguns dos sintomas. Os sintomas mais comuns são: falta de energia, má disposição, dores de cabeça, erupções cutâneas, excesso de peso, digestão lenta, gases frequentes, etc.

Se tem sentido frequentemente algum destes sintomas, pode ser que os seus órgãos purificadores (fígado, rins, etc.) estejam a precisar de uma dieta de desintoxicação, que apoie, optimize e melhore o seu trabalho. Ignorar durante muito tempo os efeitos tóxicos no nosso organismo pode conduzir a doenças crónicas degenerativas como o cancro, a diabetes e as doenças isquémicas do coração.

No entanto, antes de efetuar qualquer alteração importante na sua alimentação, deve ter a certeza de que é capaz de o fazer, pelo que, em qualquer caso, a primeira coisa a fazer é consultar o seu médico. Contra-indicações das dietas Detox.

As dietas detox não são recomendadas nos seguintes casos:

  • Durante a gravidez e a amamentação.
  • Indivíduos com distúrbios alimentares como a bulimia ou a anorexia nervosa.
  • Em pacientes com doenças como lúpus eritematoso sistémico, doença de Cushing, cancro, insuficiência renal e diabetes tipo 2.
  • Deve ter-se cuidado e um controlo rigoroso em doentes com insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão arterial e angina de peito.

Efeitos favoráveis das dietas de desintoxicação no organismo:

  • Contribui para a eliminação das toxinas, eliminando as dores de cabeça e a fadiga mental.
  • Ajuda a reduzir o peso corporal de forma saudável.
  • Controla os níveis de açúcar, colesterol e triglicéridos no sangue.
  • Equilibra os níveis de energia, fazendo com que se sinta mais pronto para enfrentar qualquer atividade.
  • Aceleram o metabolismo, melhoram o sono.
  • Aumentam o brilho e o vigor do cabelo, eliminam as manchas e as erupções cutâneas frequentes.
  • Evitam as digestões pesadas, facilitam o trânsito intestinal e reduzem a obstipação.
  • Ajudam a prevenir as doenças crónicas degenerativas.

Quais são as estratégias para uma dieta Detox?

  • Antes de iniciar uma dieta Detox, o estado nutricional do indivíduo deve ser estudado para determinar os alimentos a restringir ou a eliminar e o tempo aproximado que a intervenção nutricional deve durar.
  • Não se deve seguir padrões de dieta Detox muito restritivos que deprimam excessivamente os níveis de energia do organismo e comprometam o sistema imunitário, tornando-o mais vulnerável a doenças infecciosas.
  • Para obter maiores benefícios das dietas Detox, é aconselhável segui-las por fases (2 ou 3) e combiná-las com exercício físico para evitar a perda de massa muscular.


fazer detox dieta

Transcrição Porquê fazer uma dieta DETOX?



Publicações Recentes de nutricao desintoxicacao

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?