Transcrição Diagnóstico diferencial da doença celíaca
A interpretação dos resultados dos exames de rastreamento da doença celíaca (DC) pode ser complicada. O médico treinado no diagnóstico e tratamento da doença celíaca precisa fazer um diagnóstico diferencial para excluir outras doenças que podem ter sintomas ou achados clínicos e laboratoriais semelhantes.
Doenças diferentes podem ter um ou mais sintomas em comum. O médico faz uma lista de possíveis doenças com base nos sintomas, na história clínica, na história familiar, nos medicamentos tomados, no estilo de vida e no exame físico.
Segue-se um processo de exclusão de doenças suspeitas, em que são efectuados testes relevantes e os seus resultados são interpretados até se encontrar a causa e iniciar o tratamento.
O diagnóstico diferencial da doença celíaca com outras doenças gastrointestinais é importante porque os sintomas podem ser semelhantes em várias doenças, o que pode levar a um diagnóstico incorreto e a um atraso no tratamento adequado.
Algumas das doenças gastrointestinais que podem ter sintomas semelhantes aos da doença celíaca são
- Sensibilidade ao glúten não celíaca (SGNC): A SGNC é caracterizada por sintomas semelhantes aos da doença celíaca, mas sem a presença de lesões no intestino delgado. A sensibilidade ao glúten não celíaca pode ser difícil de diagnosticar devido à falta de biomarcadores específicos. Os sintomas da SGNC incluem diarreia, dor abdominal, inchaço, fadiga e depressão.
- Doença inflamatória intestinal (DII): DII é um termo geral que se refere a um grupo de doenças inflamatórias crónicas do intestino, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa. A DII pode apresentar sintomas semelhantes aos da doença celíaca, como dor abdominal, diarreia e perda de peso. No entanto, na DII também pode haver sangue nas fezes, febre e anemia.
- Síndrome do intestino irritável (SII): A SII é uma perturbação funcional do intestino caracterizada por dores abdominais recorrentes, inchaço e alterações dos movimentos intestinais. Os sintomas da SII podem ser semelhantes aos da doença celíaca, mas não há lesões no intestino delgado. A SII pode ser difícil de diagnosticar, uma vez que não existem testes específicos para esta doença.
- Alergiaalimentar: Uma alergia alimentar é uma resposta do sistema imunitário a um alimento específico. Os sintomas de uma alergia alimentar podem ser semelhantes aos da doença celíaca, como náuseas, diarreia, dor abdominal, erupções cutâneas e vómitos. No entanto, uma alergia alimentar pode também causar congestão no nariz e nos olhos, problemas respiratórios, urticária ou inchaço. A alergia alimentar também não destrói a parede do intestino.
Para distinguir a doença celíaca de outras doenças gastrointestinais, são efectuados vários testes e exames de diagnóstico. O médico pode pedir análises ao sangue, como a medição dos anticorpos antitransglutaminase tecidular (anti-tTG) e dos anticorpos anti-endomísio (anti-EMA), que estão frequentemente elevados na doença celíaca. Também pode ser efectuada uma endoscopia com biopsia intestinal para avaliar lesões no intestino delgado e para excluir outras doenças que possam apresentar sintomas semelhantes.
Para além disso, o médico pode fazer testes para detetar alergias alimentares ou examinar a função do intestino através de testes de trânsito intestinal ou de motilidade.
diagnostico diferencial