Transcrição Decoração de escritórios
O avanço da era digital em todas as esferas da vida e a pandemia da COVID-19 levaram a que se repensassem as formas de comunicação e de trabalho nos escritórios, levando muitos trabalhadores a trabalhar a partir de casa e as empresas a redesenhar os espaços para os tornar mais seguros.
Ao decorar um escritório, seja na empresa ou em casa - seja uma sala inteira ou uma pequena área de trabalho - devemos seguir certas diretrizes para conseguir um ambiente saudável e confortável que estimule a produtividade e a criatividade no trabalho.
Elementos a ter em conta na criação de postos de trabalho
O posto de trabalho do trabalhador de escritório deve estar localizado longe de fontes de ruído, com as melhores condições de iluminação natural, ventilação, privacidade e espaço.
A escolha do mobiliário e do equipamento básico dependerá do espaço disponível e das actividades a realizar. Em geral, os escritórios incluem uma secretária, cadeira, cómoda, computador e outros periféricos necessários.
Na seleção da cadeira, da mesa e do equipamento, deve ser tida em conta a ergonomia, ou seja, as condições de adaptação às caraterísticas físicas e psicológicas do utilizador. A utilização de equipamentos inadequados pode acarretar riscos para a saúde do trabalhador, o que pode ter um impacto negativo no seu desempenho e motivação.
Devem existir tomadas eléctricas suficientes para carregadores, discos rígidos portáteis ou outros suportes em locais acessíveis. Além disso, a luz deve incidir sobre as superfícies a partir do canto superior esquerdo para evitar reflexos e encandeamento.
Deve ser reservada uma área para a arrumação organizada dos documentos gerados no escritório, de modo a que possam ser acedidos sem ter de se perder tempo à sua procura.
Diretrizes a seguir na decoração de escritórios
O principal objetivo da decoração de escritórios é conseguir ambientes onde predominem a funcionalidade, a ordem, a luz natural, o conforto e a amplitude dos espaços livres; por isso, recomenda-se a utilização do estilo minimalista.
Nos escritórios minimalistas, o espaço é vital, pelo que se deve incluir apenas o mobiliário essencial. O mobiliário deve ser funcional, mas com formas simples, sem qualquer ornamentação. Apenas um elemento decorativo muito especial pode ser colocado sobre a mesa ou as gavetas.
A luz deve ser abundante para que os espaços pareçam mais limpos e espaçosos; por isso, não se devem usar cortinas nas janelas e vidraças por onde penetra a luz natural; em vez disso, devem usar-se estores translúcidos.
Por outro lado, a luz artificial deve ser de um tom médio entre quente e frio; e as luminárias devem ser instaladas escondidas, embutidas nos tectos ou atrás de algum elemento arquitetónico, para que a sua presença não afecte a apreciação do espaço livre.
As cores recomendadas para os escritórios são neutras e claras, pois favorecem a luminosidade,
decoracao escritorios