Transcrição Equipamentos de segurança individual (epi)
Quando as medidas de proteção coletiva não são suficientes para eliminar um risco, o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) é obrigatório.
Estes equipamentos são concebidos para proteger o trabalhador de um ou mais riscos que possam ameaçar a sua segurança ou saúde no desempenho das suas tarefas.
Definição e Marco Regulatório de EPI
De acordo com o Decreto Real 773/1997, EPI é "qualquer equipamento destinado a ser usado ou segurado pelo trabalhador para o proteger de um ou mais riscos."
O regulamento estabelece que as medidas de proteção coletiva devem ter sempre precedência sobre as individuais.
Todos os equipamentos de segurança individual devem ostentar a marcação CE, que certifica que cumprem os requisitos legais para serem comercializados na União Europeia.
Um bom EPI deve proporcionar o máximo conforto, não restringir os movimentos do trabalhador, ser durável e, se possível, ter uma aparência atraente.
Proteção dos Pés e Mãos
Proteção dos Pés: A limpeza do calçado é essencial EPI.
Deve ser confortável, bem fixo ao pé e, principalmente, ter uma sola antiderrapante para evitar quedas em superfícies molhadas ou escorregadias.
Proteção das mãos: As mãos estão constantemente expostas ao risco de contacto com produtos químicos, roupa suja ou na limpeza de sanitas.
Para as proteger, devem ser utilizados cremes protetores e, principalmente, luvas.
Dependendo do tipo de risco, as luvas podem ser de couro, descartáveis, de proteção química, sintéticas ou técnicas.
Proteção Respiratória, Auditiva e Ocular
Proteção respiratória: Ao utilizar produtos que possam libertar vapores ou ao realizar tarefas que gerem poeira, é necessário o uso de máscaras e filtros adequados para proteger as vias respiratórias.
Proteção auditiva: O uso de máquinas de limpeza, como aspiradores de pó ou polidoras industriais, pode gerar elevados níveis de ruído.
Para evitar danos à audição, devem ser utilizados protetores auriculares ou abafadores de ruído.
Proteção ocular: Quando utilizar produtos químicos, é essencial o uso de óculos de proteção, universais ou panorâmicos, para proteger os olhos de possíveis salpicos.
Proteção do Corpo, Cabeça, Rosto e Quedas
Proteção do corpo: Para proteger as roupas e a pele de salpicos ou sujidade, podem ser utilizadas roupas descartáveis, aventais ou aventais de proteção.
Proteção da cabeça: Se estiver a limpar áreas altas, como prateleiras ou tampos de armários, onde existe o risco de queda de objetos,É obrigatório o uso de capacetes ou bonés de proteção.
Proteção facial: Quando manusear produtos químicos qu
equipamento de seguranca individual epi