Transcrição Sete estratégias para a resolução de conflitos
Abordar os conflitos de forma eficaz requer um leque de estratégias, cada uma com as suas próprias vantagens e desvantagens.
A escolha da estratégia correta dependerá da situação específica em que se encontra.
A seguir, apresentamos sete abordagens genéricas para a resolução de conflitos, que podem ser aplicadas em diversas circunstâncias.
Estratégias de comunicação direta
Conversas pessoais (1 a 1): Esta é frequentemente a norma de excelência para a comunicação e é particularmente eficaz nas fases iniciais de um conflito.
O segredo é preparar-se bem e escolher um local e um momento que sejam confortáveis para ambas as partes.
Embora a comunicação cara a cara seja ideal, uma vez que a conversa informal se eleva a um nível formal, é difícil voltar à informalidade.
Discussões formais: Estas discussões adicionam uma estrutura às conversas individuais, o que pode elevar as apostas, mas também ser muito eficaz em ambientes de trabalho.
Tal como nas conversas informais, a preparação, o local e o momento são cruciais.
No entanto, tenha em mente que esta abordagem pode enfatizar as diferenças de poder entre as partes.
Fóruns públicos (reuniões de grupo): Às vezes, levar um conflito a um fórum público, como uma reunião de equipa, pode ser uma estratégia viável.
Se feito corretamente, pode aproveitar a pressão do grupo para resolver o problema.
No entanto, se for mal conduzida, pode minar a autoridade do líder e a autoestima dos envolvidos, pois o medo do conflito pode levar a uma solução que não é a melhor para ninguém.
Estratégias com um terceiro
Mediação: Nesta estratégia, uma terceira pessoa neutra medeia entre as partes em conflito para garantir que todos sejam ouvidos e compreendidos.
O mediador não toma uma decisão, mas facilita o diálogo para que as partes cheguem à sua própria solução.
Arbitragem: Ao contrário da mediação, na arbitragem, um terceiro ouve os pontos de vista de ambas as partes e, em seguida, impõe uma solução.
Esta estratégia é frequentemente utilizada para evitar o processo legal, uma vez que o julgamento de um tribunal é a forma mais definitiva de arbitragem.
Estratégias de confronto e disciplina
Confrontamento: Esta é uma estratégia de alto risco que consiste em abordar a situação de frente, sem rodeios.
Embora possa ser eficaz para "romper a bolha" de um conflito estagnado, também pode escalá-lo ainda mais se não estiver completamente seguro do que está a fazer.
Às vezes, o impacto de uma confrontação pode ser o gatilho para uma resolução.
Disciplina: esta estratégia é utilizada quando uma das partes em conflito tem autoridade para impor uma solução através das regras ou políticas da empresa.
Embora seja uma solução definitiva e sem volta, é importante usá-la
sete estrategias para a resolucao de conflitos