Transcrição O modelo de Thomas-Kilmann
O Modelo de Modos de Conflito de Thomas-Kilmann (TKI) é uma ferramenta fundamental que classifica cinco estilos principais de resposta a um conflito, com base em duas dimensões: a assertividade (o grau em que se tenta satisfazer as próprias necessidades) e a cooperação (o grau em que se tenta satisfazer as necessidades dos outros).
Não existe um estilo «certo» ou «errado», pois a eficácia de cada um depende do contexto e do resultado desejado.
Os cinco estilos de gestão de conflitos
Competir (assertivo, não cooperativo): este estilo é utilizado para impor as próprias necessidades acima das dos outros.
É apropriado quando o resultado é mais importante do que o relacionamento, como em negociações de curto prazo ou situações de crise em que é necessário tomar uma decisão rápida e firme.
Em uma crise, não se pode acomodar aqueles que estão errados; se você sabe o que precisa ser feito, deve se afirmar e assumir o controle.
Acomodar (não assertivo, cooperativo): Neste modo, prioriza-se o relacionamento acima do resultado.
É usado quando o custo de vencer o conflito é menor do que o valor de manter um relacionamento harmonioso.
Um exemplo perfeito é escolher um filme com o seu parceiro: acomodar as preferências dele fortalecerá o relacionamento e, de qualquer forma, vocês passarão uma noite agradável.
Evitar (não assertivo, não cooperativo): Às vezes, o melhor curso de ação é evitar completamente o conflito.
Este estilo é útil quando a situação não é importante, mas também pode ser usado como uma solução temporária em dois casos principais.
Falta de preparação: se não estiver pronto para defender a sua posição, evitar o conflito permite-lhe preparar-se melhor para voltar mais tarde e procurar uma solução que funcione para todos.
Tensão emocional elevada: Quando as emoções estão à flor da pele, o conflito pode ser perigoso.
Afastar-se até que todos se acalmem é a melhor maneira de manter o controlo e procurar uma solução racional num momento mais oportuno.
Compromisso (moderadamente assertivo e cooperativo): O compromisso é uma solução intermediária em que ambas as partes cedem algo.
A relação não se fortalece, mas também não é gravemente prejudicada.
É uma boa opção quando o resultado e a relação são importantes, mas não o suficiente para justificar um grande esforço.
Colaborar (assertivo, cooperativo): Considerada o padrão ouro para alcançar um resultado ganha-ganha, a colaboração é o estilo mais difícil de aplicar, pois requer muit
o modelo de thomas kilmann