Transcrição Dieta recomendada na pós-menopausa
A menopausa é a ausência definitiva da menstruação, como resultado do desaparecimento da ovulação e da diminuição da produção de estrogénio e progesterona, que são produzidos na mulher como consequência do culminar do período fértil. O conjunto de todas as mudanças biológicas, emocionais e sociais que se manifestam com caraterísticas específicas em cada mulher é chamado de climatério.
Entre os factores que mais influenciam a redução das experiências negativas que as mulheres sofrem nesta fase estão a orientação e o conhecimento, uma vez que lhes permitem gerar atitudes e comportamentos preventivos que atenuam ou eliminam os riscos de sofrer complicações relacionadas com o climatério.
Principais alterações relacionadas com as necessidades nutricionais da mulher, associadas ao período do climatério
Alterações na composição corporal. As mais importantes são as seguintes:
- Perda de massa muscular e de massa óssea.
- Aumento de peso.
- Aumento dos depósitos de gordura.
- Alterações na distribuição dos depósitos de gordura, com aumento dos depósitos na zona central do corpo.
- Alterações no metabolismo ósseo.
- alterações do comportamento alimentar
Possíveis alterações na saúde causadas pelas mudanças associadas ao climatério
Aumento progressivo do peso corporal, que pode levar ao excesso de peso ou à obesidade. Aumento do risco de sofrer de doenças crónicas degenerativas, como as seguintes:
- Diabetes.
- Osteoporose.
- Doenças cardiovasculares.
Factores que podem prevenir ou atenuar os problemas de saúde associados ao climatério
Manter hábitos alimentares saudáveis, com o objetivo de evitar o excesso de peso, a obesidade e reduzir a obesidade abdominal.
Consumir quantidades adequadas de produtos lácteos, tendo especial cuidado com a ingestão de cálcio. Controlar o consumo de gorduras totais e de gorduras saturadas (gorduras da carne, manteiga, coco e óleo de palma).
Consumir alimentos ricos em ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados, como o azeite, óleos de sementes (soja, girassol e milho), peixe e frutos secos.
Consumir alimentos ricos em nutrientes para garantir a ingestão de minerais como o magnésio, o potássio e o fósforo e de vitaminas como os folatos, a vitamina B6, a vitamina B12, a vitamina D e a vitamina K.
Reduzir o consumo de café. A cafeína tem um efeito diurético que estimula a eliminação de cálcio na urina. Moderar o consumo de sal comum. Manter-se hidratado. Praticar exercício físico regularmente. Não beber bebidas alcoólicas nem fumar.
Recomendações para o planeamento de menus:
- Planear quatro a cinco refeições moderadas distribuídas ao longo do dia. A ingestão de grandes refeições com um intervalo demasiado grande provoca hipoglicemia, que pode ser uma das causas do sufoco sofrido pelas mulheres na fase pós-menopausa.
- A dieta deve fornecer cerca de 2185 quilocalorias por dia para mulheres entre os 40 e os 50 anos, com uma atividade física moderada.
- A distribuição do conteúdo energético da dieta durante este período deve seguir as mesmas recomendações que para o resto da população adulta: entre 50% e 60% da energia total deve provir de hidratos de carbono; entre 10% e 15% de proteínas e entre 30% e 35% de gorduras.
- O consumo de açúcares simples deve ser reduzido para menos de 10%, exceto os contidos na fruta, nos legumes e nos produtos láct
recomendado durante pos menopausa