Transcrição Saiba qual é a solução do seu produto
Bem, temos em nosso poder a possibilidade de interagir com o cliente através de um determinado produto, a fim de resolver as suas necessidades, mas que necessidades resolve o nosso produto? Bem, na nossa mesa de trabalho temos três conflitos, a necessidade, o produto e a solução. Nesta lição, vamos centrar-nos em aspectos específicos da nossa oferta aos clientes, de modo a pôr em prática os nossos conhecimentos como Business Coaches.
Caraterísticas do seu produto.
Em primeiro lugar, para saber o que o seu produto resolve, temos de estudar as suas caraterísticas para podermos falar dele de uma forma mais adequada. Conhecer as caraterísticas do produto pode ajudar-nos a reforçar a comunicação e a aumentar a motivação com o cliente. Quando temos um artigo para vender, temos de conhecer as suas caraterísticas, a forma, o material, o tamanho, a cor, até o peso, são estas particularidades que permitem a si e ao cliente identificar o seu produto. Se oferecermos um serviço, devemos ter em conta a dinâmica, a duração e o procedimento do seu serviço; isto mostrará ao cliente que está a lidar com agentes de vendas responsáveis e preparados que representam os interesses da sua empresa.
Determinar a função do que está a vender.
A primeira coisa que perguntamos quando vemos algo que não conhecemos pela primeira vez é para que serve, qual é a sua função? A função do produto geralmente diz-nos o que ele resolve, se o seu objetivo é estético ou prático. Normalmente, os produtos práticos têm uma função que determina para que servem e para que não servem. Por outro lado, se propusermos um serviço, este deve responder a aspectos conceptuais como a consultoria, fornecendo um tipo de conhecimento ou assistência. Saber determinar a função do que se está a vender ajudará a orientar corretamente o cliente e facilitará o nosso trabalho.
Conhecer a oferta da concorrência.
O estabelecimento de comparações é muito comum quando temos uma longa história e, sobretudo, quando sabemos que não somos os únicos no mercado.
Saber o que a concorrência oferece ajuda-nos a posicionarmo-nos em relação à sua oferta e, de certa forma, motiva-nos a manter os nossos produtos actualizados. O mais importante de saber o que a concorrência oferece é estabelecer a nossa proposta de valor, onde garantimos uma grande parte da autenticidade do nosso negócio. Da mesma forma que a concorrência também estabelece comparações entre a sua proposta e a nossa, no final o objetivo é saber o que resolve o que vendemos.
Benefícios.
É muito importante saber o que o seu produto resolve é também conhecer os seus benefícios. O que é que o nosso produto traz ao cliente, que benefício lhe traz, como é que ele o desfruta ou consome. Se compreendermos o seu benefício, podemos saber se o nosso valor é funcional para o cliente. O benefício depende do tipo de produto ou serviço que oferecemos e das necessidades que resolve para o cliente. Em todos os casos, pode funcionar de forma diferente, mas desde que o cliente beneficie da nossa empresa, a nossa empresa também beneficiará do pedido do cliente.
A importância de conhecer o seu produto.
Imaginemos que um cliente faz uma reclamação porque um artig
resolve