Transcrição Menus para crianças com mais de um ano de idade
Após o primeiro ano de vida, as crianças comem praticamente de tudo, e devem ter abandonado os mingaus e os purés; é o momento ideal para experimentar outras formas de preparação, outros sabores e outras texturas, de modo a diversificar as suas preferências alimentares e reduzir as manifestações de rejeição de determinados pratos.
Durante a infância, as crianças são gradualmente incorporadas na dieta familiar, imitando os pais, os irmãos e outras pessoas próximas, constituindo uma oportunidade excecional para educar as crianças no gosto pela variedade da ementa, na preferência por alimentos saudáveis, na moderação das quantidades a ingerir e num ambiente familiar acolhedor criado em torno das refeições.
Planeamento de menus para crianças entre um e três anos de idade
Entre o primeiro e o terceiro ano de vida, dá-se a transição entre uma fase de crescimento muito rápido, própria do período de amamentação, e o período posterior, caracterizado por um desenvolvimento mais estável; isto provoca variações no apetite dos mais pequenos, que devem ser adequadamente tratadas, para que as crianças não rejeitem um número significativo de alimentos. Refeições ao longo do dia.
Pequeno-almoço: deve fornecer 25% da energia total fornecida pela dieta ao longo do dia. Recomenda-se que o pequeno-almoço inclua, pelo menos, os seguintes elementos
- Leite com cereais ou papas à base de leite e cereais.
- Fruta fresca cortada em pedaços pequenos.
Meio da manhã: deve fornecer 15% da energia total fornecida pela dieta ao longo do dia. Recomenda-se que o lanche inclua uma porção de um dos seguintes produtos:
- Fruta, queijo, leite, iogurte ou fiambre.
Refeição: deve fornecer 30% da energia total fornecida pela dieta ao longo do dia. A refeição pode incluir:
- Puré de legumes, legumes com leguminosas, massa, arroz e guisados.
- Carne ou peixe em puré ou em pedaços pequenos, ovos bem cozidos, mexidos, em omeletas ou fritos em azeite ou outros óleos vegetais.
- Para a sobremesa, leite, iogurte ou fruta fresca.
Lanche: deve ter as mesmas caraterísticas que os alimentos fornecidos a meio da manhã, mas devem ser planeados alimentos diferentes para cada hora do dia.Jantar: deve fornecer 15% da energia total fornecida pela dieta ao longo do dia. Recomenda-se que a refeição da noite inclua:
- Legumes, cereais.
- Para a sobremesa, fruta fresca e leite com cereais.
Recomendações para o planeamento da ementa
Cereais: Devem ser planeadas quatro a seis porções diárias ao longo do dia. Os cereais integrais são preferencialmente recomendados, pois têm maior valor nutricional, uma vez que a camada de farelo que os envolve é rica em vitaminas, minerais e fibras alimentares.
Fruta: devem ser planeadas três ou quatro porções de fruta por dia. As frutas fornecem vitaminas e fibras; algumas, como as bananas e as maçãs, também fornecem energia. Podem ser oferecidos em qualquer refeição do dia, ao natural ou em sumos feitos em casa, e consumidos na hora. Devem ser oferecidos num copo em vez de numa garrafa. Não devem ser adicionados açúcar ou outros edulcorantes.
Legumes e batatas: devem ser planeados como um mínimo de duas porções por dia. São ricos em vitaminas, minerais e fibras; alguns, como as batatas, também fornecem energia. Recomenda-se que sejam servidos alternando preparações cruas e cozinhadas; pode ser adicionada uma colher de sopa de azeite.
Carne: devem ser planeadas três a quatro porções por semana. Fornecem principalmente proteínas, sais minerais (ferro, fósforo e potássio) e são uma fonte importante de vitaminas do grupo B. As carnes de frango, peru e coelho são recomendadas por serem menos gorduras saturadas. As tripas não são recomendadas.
Peixe: deve ser planeado um consumo de três a quatro porções por semana. O seu teor proteico é semelhante ao da carne. Contêm sais minerais como o cloro, o sódio, o potássio e, sobretudo, o fósforo. A qualidade das gorduras fornecidas pelo peixe é superior à da carne.
Ovos: deve ser planeado um consumo de três a quatro porções por semana. Os ovos são ricos em proteínas; contêm também vitaminas e minerais, como a vitamina a, a vitamina b1 e o ferro. Os ovos devem ser sempre oferecidos bem cozinhados para evitar a presença de agentes infecciosos.
Leguminosas: devem ser planeadas três a quatro porções por semana. As leguminosas são ricas em hidratos de carbono complexos, proteínas e fibras alimentares. Podem ser oferecidas tenras, secas e cozinhadas.
Gorduras: devem ser planeadas 6 porções por dia de azeite virgem. Recomenda-se a sua utilização sobretudo como tempero. Também deve ser utilizado em guisados e alimentos fritos. As gorduras animais, a margarina, o óleo de coco e o óleo de palma não devem ser utilizados.
Leite: devem ser planeadas duas a quatro porções por dia. O iogurte e o queijo magro podem ser oferecidos em substituição. Os alimentos lácteos fornecem a maior quantidade de cálcio necessária para o desenvolvimento do sistema esquelético, especialmente nas fases de crescimento rápido.
Água: A necessidade de líquidos durante esta fase é de aproximadamente 1,3 litros por dia. Recomenda-se que as crianças sejam hidratadas principalmente com água.
Planeamento de menus para crianças entre os três e os doze anos de idade
Durante esta fase, devem continuar a ser planeadas três refeições principais e duas refeições mais pequenas, distribuídas ao longo do dia e garantindo uma ingestão adequada de calorias para cada uma delas.
Recomenda-se planear uma refeição por dia, com o mesmo conteúdo para todos os comensais, em que a criança e a maior parte da família participem, a fim de incentivar hábitos alimentares saudáveis.
Pequeno-almoço: Deve ser dada especial atenção ao planeamento e preparação do pequeno-almoço, pois é uma das principais refeições do dia, fornecendo a energia e a hidratação necessárias após muitas horas de jejum. Quando as crianças não tomam o pequeno-almoço ou comem apenas parte dele, perdem alimentos básicos que promovem o equilíbrio dos nutrientes necessários ao longo do dia e incorporam hábitos alimentares pouco saudáveis que provavelmente irão praticar para o resto da vida. O pequeno-almoço deve incluir pelo menos:
- Produtos lácteos, cereais e fruta fresca, de preferência inteira.
- Deve ser sempre fornecida água.
A meio damanhã: A meio da manhã, as crianças devem receber uma porção moderada de um alimento essencial, como um copo de leite ou uma sandes com pão integral e água.
Este lanche permite distribuir a ingestão de energia ao longo do dia, evi
menus ninos maiores ano