logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Lado negativo das expectativas

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Lado negativo das expectativas


É natural que, quando investimos tempo e esforço em algum assunto do nosso interesse, esperemos o benefício do seu resultado; mas será que tem um lado positivo ou negativo? Muitas vezes elaboramos todo um plano que só pode ser concretizado com um pequeno pormenor de um acontecimento que ainda não aconteceu mas que estamos à espera; quando acontece, dou o passo seguinte. Por um lado, é lógico que tenhamos expectativas para a vida. O negativo é quando elas não se manifestam como esperamos; obtemos um resultado indesejado e isso começa a ter um impacto no nosso humor. Estamos constantemente a querer controlar o que queremos para o nosso futuro e, sem nos apercebermos, não vemos o lado negativo de criar expectativas para nós próprios.

Emoções precipitadas.

Antes de mais, podemos sentir-nos fascinados por qualquer ideia de progresso, tanto no domínio material como no domínio emocional. Ansiamos sempre por um certo bem-estar que está sujeito a acontecimentos que ainda não aconteceram; ficamos ansiosos ou desesperados, geralmente quando uma realidade se antecipa muito próxima. Um aspeto negativo para as nossas emoções quando esperamos algo é dissociarmo-nos do momento presente, negligenciar prioridades urgentes por causa de uma expetativa criada. Prestamos mais atenção ao nosso estado emocional, tomamos decisões precipitadas e, quando não obtemos um resultado satisfatório, caímos num estado de depressão abismal do qual é difícil recuperar.

Ilusão.

A mente, sendo um sistema tão complexo, cai em construções inconscientes que facilitam todos os tipos de realidade, ou assim acreditamos. A ilusão é o resultado inevitável das expectativas de que nascemos com o objetivo de um bem-estar favorável. Por vezes, podemos deduzir que muitas das nossas ilusões são irrealizáveis, mas algumas estão mais perto do que pensamos. Quando criamos expectativas que não são coerentes com a nossa realidade através da ilusão, corremos o risco de nos auto-lacrarmos e acabarmos por entrar em depressão quando nos apercebemos que perdemos tempo.

Frustração e expectativas.

Em muitos casos, as nossas expectativas tornam-se involuntariamente um elemento negativo no nosso comportamento, sobretudo quando obtemos um resultado diferente daquele que esperávamos. A frustração, esse estado em que muitos mergulham para justificar uma certa atitude perante a vida. As repercussões negativas da frustração por falsas expectativas podem manifestar-se em todos os domínios da nossa interação, especialmente nas relações. Muitas pessoas, cegas pela frustração das expectativas, acabam por culpar o outro para não se sentirem responsáveis pelos resultados e, até inconscientemente, recorrem a manipulações como a chantagem emocional como forma de se sentirem importantes, desencadeando uma onda de emoções negativas à sua volta.

O passado.

O impacto do nosso passado desempenha um papel importante na forma como lidamos com os acontecimentos e expectativas actuais. Se tivermos sofrido traumas de infância ou se nos tiverem prometido coisas que nunca foram cumpridas, podemos estar presos a evitar a ideia de fracasso. Muitos destes traumas enraizados no passado afectam a nossa capacidade de aceitar a realidade tal como ela é e, por isso, como meio de defesa, criamos expectativas para nos propormos um objetivo melhor. A parte danificada do nosso passado influencia o tipo de falsas expectativas a que nos agarramos por medo de repetir a desilusão.

Objectivos vs. expectativas

É importante esclarecer que existe uma grande diferença entre objectivos e expectativas. Os objectivos têm um resultado previsível e são intencionais; normalmente, estabelecemos um objetivo dentro de um prazo que exige esforço e trabalho. As expectativas, por outro la


lado negativo

Transcrição Lado negativo das expectativas



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?