logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Tipos de coaching

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Tipos de coaching


O coaching é aplicado em praticamente todos os sectores. É uma tendência importante nos dias de hoje. Uma profissão que está constantemente a crescer e a expandir o seu campo de ação.

O Coaching pode ser aplicado individualmente, em grupos ou em equipas, e pode ser classificado de diferentes formas:

  • De acordo com o modelo ou corrente: humanista, prático ou ontológico.
  • Segundo o método: programação neuro-linguística (PNL), inteligência emocional, sistémico, cognitivo-comportamental, ontológico, coercivo.
  • Segundo a área: pessoal ou de vida, desportiva, educativa, organizacional ou empresarial, entre outras.

Correntes de coaching

Existem várias correntes de pensamento, modelos teóricos, estilos ou escolas (como queira dizê-lo) que dão o tom da metodologia seguida pelo coach e pelo coachee nas suas sessões. Tem a ver com a visão que têm do ser humano e como acreditam que se podem obter os melhores resultados, ou seja, a filosofia que querem seguir. As três correntes fundamentais ou mais conhecidas são:

  • Coaching Humanista (Europa): é um estilo não diretivo, acompanha em vez de orientar. Confia no potencial da pessoa e na sua capacidade de tomar decisões que melhorem a sua vida. Centra-se no ser humano e no conjunto de valores, crenças e normas que o constituem. A metodologia aplicada com este estilo assiste a pessoa sem assumir a sua responsabilidade, permitindo-lhe desenvolver-se e aprender.
  • Practical American Coaching (EUA): é a abordagem mais diretiva, pois, como o próprio nome indica, tem uma visão mais pragmática da natureza humana. Dá ênfase aos resultados, à autoestima e às motivações da pessoa. Dá prioridade à prática e promove a ação testando as capacidades da pessoa.
  • Coaching Ontológico (América do Sul): é menos diretivo do que o anterior, não se centra apenas em atingir objectivos, mas em conseguir uma mudança profunda na pessoa. A ontologia da linguagem é fundamental, uma vez que utiliza as conversas, a linguagem corporal e os próprios conceitos da pessoa para incentivar a reflexão e a compreensão, e para intervir positivamente de modo a que esta mude a sua perspetiva, amplie as suas possibilidades e tome medidas diferentes.

O processo de coaching pode, portanto, ser mais diretivo ou menos diretivo, dependendo da escola em que o coach tem formação ou sente mais afinidade. Independentemente do facto de em cada metodologia poderem ser aplicadas diferentes técnicas e ferramentas, dependendo dos métodos utilizados e, sobretudo, tendo em conta a personalidade e as necessidades do cliente.

Métodos de coaching

Dependendo dos métodos, o tipo de coaching pode ser:

  • Coaching de programação neuro-linguística (PNL): trabalha a mudança de comportamento com base na interpretação e na relação que a pessoa tem com a realidade, centrando-se na linguagem. Utiliza um conjunto de técnicas que modificam a forma de pensar da pessoa, tendo em conta a forma como esta processa a informação recebida pelos sentidos, a sua perceção e a forma como se exprime.
  • Coaching de inteligência emocional: trabalha a identificação e a autorregulação das emoções para alcançar o bem-estar e a auto-realização. A compreensão das emoções permite-nos interpretar as situações, saber porque tomamos determinadas decisões e ajuda-nos também a compreender o comportamento dos outros. É muito útil para melhorar as relações interpessoais.
  • Coaching sistémico: é orientado para os resultados, relaciona a pessoa com o seu ambiente, como um elemento do seu círculo de ação (sistemas inter-relacionados) e não como uma entidade isolada. Analisa o impacto das acções levadas a cabo pela pessoa, a causa/efeito e, ao mesmo tempo, a forma como as mudanças externas influenciam o seu comportamento.
  • Coaching ontológico: tem como ponto de partida a observação da linguagem verbal e corporal, das emoções e dos processos linguísticos da pessoa. Utiliza conversas, perguntas poderosas e diferentes ferramentas de comunicação para expandir conceitos e descobrir possibilidades. A tónica é colocada na otimização da linguagem, modificando a forma como a pessoa se exprime e, consequentemente, o seu comportamento.
  • Coaching Cognitivo-Comportamental: analisa a forma como a informação é processada. A forma como os pensamentos influenciam as nossas decisões e o nosso comportamento, e como reagimos ao que nos acontece. Trabalha para mudar o comportamento através de uma mudança de pensamento e de atitude face aos obstáculos. O seu objetivo é treinar as capacidades cognitivas da pessoa relacionadas com a memória, a aprendizagem e o pensamento, a fim de modificar o seu comportamento e a sua abordagem às situações.
  • Coercive coaching: utiliza técnicas agressivas de grande impacto emocional e experiências de superação extremas que levam a pessoa ao limite para conseguir uma transformação profunda. É muito polémico, altamente manipulador e não está legalmente regulamentado.


tipos coaching

Transcrição Tipos de coaching



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?