Transcrição Feedback - avaliação
O feedback como técnica de avaliação é uma das ferramentas mais úteis que um coach pode aplicar aos seus clientes. Por vezes, pensamos que a crítica consiste em dizer coisas negativas sobre a outra pessoa, quando a essência por detrás da crítica não é mais do que apontar os factos de um ponto de vista construtivo, o que nos permite aprender tanto com os triunfos como com os fracassos. Os clientes devem ser educados a aceitar críticas e a obter feedback, pois esta mesma ferramenta deve ser dominada por eles na criação das suas empresas e produtos.
Segue-se uma breve explicação sobre o feedback, o que é e como deve ser dado.
O que é o feedback?
O conceito de feedback é uma estratégia que consiste em emitir informação para a receber posteriormente com algumas modificações. Quando uma empresa pede feedback aos seus clientes sobre um determinado produto, começa por lançar o produto ou uma versão primária do mesmo, que seria a informação emitida, os clientes dirão à empresa quais os aspectos do produto de que mais gostam e os que devem ser eliminados, esta informação é recebida e processada pela empresa para posterior melhoria do produto.
Uma vez efectuado este processo, o objetivo é obter uma versão final melhorada do produto.
O feedback pode ser dado sobre uma empresa, um serviço, o trabalho de uma pessoa, o desempenho financeiro, etc.
Os aspectos positivos
O objetivo do feedback é realçar os aspectos positivos e negativos do que se pretende medir em questão. Os aspectos positivos que são realçados durante este processo devem ser valorizados e potenciados pela empresa. É muito importante saber quais são os pontos mais apreciados daquilo sobre o qual pedimos feedback, porque isso significa que devem ser tratados para manter os resultados esperados.
Se o feedback em questão for sobre o desempenho de um dos nossos clientes na elaboração do seu plano de negócios, esse cliente deve saber que o seu plano de negócios pode ser modificado, mas sempre respeitando os aspectos em que se obtiveram bons resultados e, em qualquer caso, valorizando-os para que se destaquem em relação a outros menos significativos.
Aspectos negativos
Os aspectos negativos que se destacam no feedback que recebemos são mais importantes do que os positivos. Embora uma estratégia muito valiosa no marketing seja saber potenciar as virtudes, os pequenos defeitos que deixamos pelo caminho podem arruinar por completo os resultados esperados.
Continuando com o exemplo anterior, um plano de negócios que tenha uma visão muito bem elaborada da empresa não deixará de ser um fracasso aos olhos dos investidores se não tiver cuidado do resto dos pontos a elaborar. É por isso que dizemos que os aspectos negativos podem ser mais significativos, porque os positivos apontam para pontos que já foram alcançados com sucesso, enquanto os negativos apontam para tarefas pendentes.
Quase todas as pessoas que procuram feedback, mas não se prepararam para o receber, gostam de receber informações apenas sobre os aspectos negativos, pois as críticas podem ser dolorosas quando são mal interpretadas. Um feedback precoce que nos ajude a corrigir os pontos fracos pode poupar-nos muito trabalho e dinheiro no futuro. Devemos saber reconhecer e agradecer à pessoa que nos critica, pois ela está a dedicar tempo a nós e a responder a um pedido que fizemos voluntariamente, porque, como explicado acima, a primeira mensagem enviada é nossa, enquanto o feedback recebido não é mais do que uma resposta à mensagem com algumas modificações.
feedback