Transcrição Notas para a criação das suas estratégias de marketing
Nesta altura, já deve saber que tipo de formador é, conhecer os seus pontos fortes e fracos, as competências que o distinguem da concorrência. Em que é que se vai especializar? Deve conhecer o público a que se vai dirigir. Tem um orçamento? Deve também ter objectivos claros e planear muito bem as suas acções. Finalmente, deve medir os resultados do que implementou.
Existem muitos tipos de estratégias de marketing (segmentação, concorrência, branding, conteúdo, produto, etc.) e, dependendo dos objectivos que pretende atingir, deve escolher a mais adequada ou fazer a sua própria receita.
No ponto anterior, mencionámos as orientações fundamentais para desenvolver uma estratégia de marketing e também a importância de estar orientado para o cliente. Como exemplo, vamos centrar-nos nos clientes que estão a iniciar um negócio, mas como atraí-los?
Como atrair o cliente?
Se uma pessoa decide deixar o seu emprego e começar um negócio por conta própria, e nunca geriu um negócio antes, normalmente fica um pouco assustada. Vai investir dinheiro e tempo neste projeto.
Precisa de ganhar visibilidade, precisa de ser reconhecida como especialista na matéria, precisa de perceber que pode realmente ajudá-la a iniciar a sua atividade e/ou a fazê-la crescer. É preciso que sintam que precisam realmente dos seus conselhos e que é a pessoa que os pode orientar nos aspectos mais básicos da sua atividade.
Contactar os seus potenciais clientes, seja num ambiente digital ou presencial:
- Conecte-se com os seus potenciais clientes, os seus sentimentos e os seus receios.
- Deixe claras as vantagens de o contratar.
- Certifique-se de que o seu conteúdo é sempre de valor para eles.
- Dê-lhes uma resposta, mas não a solução completa.
Desafios na criação de uma empresa
Os erros nos negócios traduzem-se em perdas e ninguém quer cometê-las ou, pelo menos, minimizá-las. Os desafios aqui mencionados fazem parte do processo básico de criação de uma empresa.
Este material pode ajudá-lo a ter pontos de referência quando falar com potenciais clientes ou criar alianças com peritos e especialistas que o possam recomendar aos seus clientes. Também o pode ajudar a criar conteúdos valiosos que respondam às suas necessidades:
- Controlar o orçamento: um outro erro recorrente é não controlar suficientemente as entradas e as saídas. As dicas podem ter como objetivo manter as despesas gerais baixas, não subcontratar ou comprar demasiados serviços, gerir cartões de crédito, encontrar opções rentáveis para a aquisição de equipamento e imóveis, por exemplo.
- Arranque: Mesmo partindo do princípio de que o cliente que vai empreender tem um conhecimento profundo do sector em que pretende desenvolver-se, pode não estar familiarizado com os aspectos de arranque de uma empresa. O sucesso profissional não é garantia de sucesso empresarial.
- É preciso ser tudo em um: gestor, vendedor, patrão, gestor de compras e tudo o mais que for necessário. Lidar com tantas obrigações pode sobrecarregar muitos empresários e levar ao fracasso da empresa. Pode criar materiais relacionados com a criação de uma empresa, sobre questões administrativas, organizacionais e contabilísticas, sobre a utilização da tecnologia para gerir processos.
- Estudo de mercado: Não basta ao empresário ter experiência no sector ou ter um bom instinto, ou confiar que sabe qual é o seu público-alvo observando a concorrência. Se o mercado não estiver bem definido, custa dinheiro, pode esgotar todo o seu capital, e o pior é que pode aperceber-se disso demasiado tarde.
O desafio do estudo de mercado é saber como perguntar. Algumas das ferramentas mais conhecidas são:
- Inquéritos
- Grupos de discussão
- Entrevistas em profundidade
- Observação direta, presencial ou em linha.
- Estudos comunitários
- Informação pública
- Avatares ou Comprador
- Compra de dados a terceiros.
Pode criar vídeos ou outra alternativa que contenha o funcionamento de uma destas ferramentas de estudos de mercado.
Identidade definida (Marca): Muitas vezes, as empresas em fase de arranque não têm uma identidade definida ou não são coerentes com ela. Este é um aspeto que pode ser subestimado no início. A marca deve representar quem se é e o que se faz, apropriando-se da essência da empresa. Um bom branding ajuda a posicionar-se no mercado e cria uma ligação com os clientes, que são capazes de se identificar com os seus valores. Pode criar, por exemplo, um plano de desenvolvimento da marca, nada muito complicado e que os empresários possam seguir.
Criar ligações: É necessário investir tempo na criação de uma boa base de contactos e referências relacionadas com a empresa. É necessário criar relações com profissionais que partilhem interesses comuns. A falta de apoio de um profissional, por exemplo, pode impedir o crescimento porque se perdem oportunidades de negócio à espera da ajuda que é necessária. O aconselhamento ou a ajuda têm de ser atempados e estar disponíveis quando necessário para evitar atalhos ou serviços de fraca qualidade. Que tipo de negócio será desenvolvido, será num ambiente digital ou a troca será física? A idade dos clientes pode determinar se estes se sentem mais confortáveis com uma ou outra situação. Pode criar conteúdos sobre como desenvolver uma rede de contactos (em linha), como desenvolver competências de comunicação (contacto pessoal) ou como partilhar informações, entre outros.
Marketing eficaz: Se o produto/serviço for rentável, pode trabalhar os erros ou as deficiências noutras áreas. Daí a importância de um marketing eficaz, que se traduz em dinheiro a entrar na empresa. Alguns problemas podem ser:
- Conteúdo deficiente
- Não ser oportuno na promoção
- Fraca presença na rede
- Falta de interatividade
O que pode fazer para os ajudar a familiarizarem-se com o seu público? Que estratégias pode sugerir para os ajudar a ligarem-se e a acrescentarem valor ao seu conteúdo?
Aprender com os erros: eles não se resolvem sozinhos. Por vezes, não nos apercebemos deles, mas, mesmo que os conheçamos, não nos esforçamos por os resolver. Neste sentido, pode ser útil partilhar estudos de caso (onde se demonstra como um produto ou serviço funciona com exemplos da vida real).
Trabalho em equipa: Há pessoas que não estão habituadas a trabalhar em equipa. São auto-suficientes, controladoras ou pensam que "ninguém o fará melhor do que eu". Não se pode deixar tarefas por resolver, é preciso saber quando delegar ou subcontratar. Aprender a confiar na capacidade dos outros. Delegar é fundamental para o crescimento da empresa.
Que acções pode tomar para se ligar a esse sentimento e chegar aos seus clientes? Estes são alguns dos desafios, mas há muitos mais.
Ideias para a criação de conteúdos
Algumas ideias para a criação de conteúdos de marketing:
- Blogues
- Trabalho em rede
- Criar diferentes tipos de materiais audiovisuais
- Dar um workshop ou seminário
- Realizar acções de formação
- Criar um questionário interativo
- Ofereça uma primeira reunião gratuita ou com desconto.
Lembre-se que o seu conteúdo tem de se destacar porque tem de competir com muita informação disponível no mercado e na Internet.
estrategia marketing orientada