Transcrição Desenvolvimento da interdependência
O trabalho em equipa é a chave do sucesso. Somos indivíduos, mas decidimos viver em sociedade devido às vantagens que esta representa para nós; a sociedade é a estrutura social mais eficaz que encontrámos para nos desenvolvermos e sobrevivermos como espécie. O reconhecimento das caraterísticas individuais de cada pessoa permitiu-nos efetuar a divisão do trabalho, em que cada um faz aquilo em que melhor se destaca. Quando pensamos numa empresa, qualquer que seja a sua dimensão, ela funciona como uma pequena sociedade, com os seus cidadãos e o seu governo.
A interdependência é um dos factores mais importantes em qualquer empresa, para que esta possa realizar todo o potencial de cada um dos seus membros. Neste guia, vamos aprofundar um pouco mais este tema e as suas vantagens para a sua empresa.
Dependência
Antes de entrarmos no estudo do conceito de interdependência, vamos começar por analisar o que é a dependência. A dependência, em termos de comportamento dos colaboradores, refere-se à necessidade que o colaborador tem de ser constantemente orientado pelo chefe. O superior actuará sempre como um mestre, deixando muito pouco espaço para o desenvolvimento espontâneo do trabalhador.
Este sistema tem muitos problemas. Em primeiro lugar, cria uma ligação pouco saudável entre a estabilidade e a eficiência do supervisor ou chefe e a produtividade do trabalho. Más orientações, erros ou um mau dia do chefe podem ser suficientes para arruinar completamente o trabalho do trabalhador. Outro problema muito evidente é o desperdício dos recursos individuais do trabalhador. Cada pessoa tem os seus próprios talentos e capacidades, que, se não forem desenvolvidos espontaneamente, não podem ser demonstrados. Talvez o seu empregado seja um bom desenhador, mas se o chefe não lhe der espaço para improvisar, o seu talento pode ser completamente desperdiçado.
Acontece frequentemente contratarmos alguém para gerir as nossas redes sociais e descobrirmos que essa pessoa não só é muito boa no seu trabalho, como também tem capacidades e talentos que podem ser explorados noutras esferas, embora num regime de dependência isso fosse impossível de saber.
Independência
Ao contrário da dependência, a independência consiste em deixar todo o desenvolvimento do trabalhador ao seu livre arbítrio. Isto é extremamente perigoso, porque a falta de orientação e supervisão pode levar a um trabalho mal feito. O supervisor desempenha um papel muito importante, que não deve ser descurado, caso contrário o trabalhador não terá orientação adequada para corrigir atempadamente o mau desempenho no trabalho, o que resultará em perda de tempo e de recursos financeiros.
Interdependência
A interdependência é uma combinação equilibrada de dependência e independência. O objetivo é que o trabalhador receba orientação e supervisão geral do chefe, mas que o seu sistema de trabalho lhe permita liberdade suficiente para inovar, contribuir e raciocinar.
A interdependência é a fórmula para garantir que o trabalho desejado é efectuado sem suprimir os aspectos adicionais que podem acrescentar valor ao trabalho. Se o que pretendemos é dispor de pessoal qualificado para gerir a nossa contabilidade, asseguramos que esse pessoal tenha espaço para nos aconselhar, desenvolver as suas próprias iniciativas e, sobretudo, valorizamos o facto de ser ele o perito e não nós, pelo que a sua opinião sobre as questões contabilísticas deve ser mais tida em conta do que a do chefe.
Desta forma, se o patrão tiver um dia mau, isso não deve afetar a produtividade do seu empregado, que sabe trabalhar de forma independente e não precisa do controlo constante do seu superior.
desenvolvimento interdependencia