Transcrição Processo de produção
Existem várias formas de separar diferentes produtos alergénicos entre si ou de outros materiais não alergénicos, tais como:
- A utilização de instalações específicas para cada produto.
- Delimitar as áreas entre alergénios específicos.
- Separação das linhas de produção por barreiras físicas.
- Regulação do movimento de pessoal e equipamento entre diferentes áreas.
- Através de um planeamento adequado do ciclo de produção, deve ser dada prioridade a esta medida sempre que possível e após uma higienização adequada.
- Sempre que adequado e viável, separar o fornecimento de ar.
- Para uma eficácia máxima e minimização dos riscos, recomenda-se uma combinação de todas estas medidas.
É necessário que existam procedimentos para controlar e garantir a rotulagem adequada das matérias-primas e dos produtos acabados e semi-acabados. No caso de produtos deformados e partidos que não podem ser utilizados como produtos semi-acabados porque não cumprem os requisitos de qualidade,
A embalagem e a rotulagem incorrectas estão entre as principais razões para a retirada de produtos relacionados com alergénios. Os rótulos dos produtos devem fornecer informações exactas destinadas aos consumidores alérgicos.
O material de embalagem que é armazenado nas áreas de processamento, pelo menos durante um curto período de tempo, corre o risco de ser contaminado com substâncias alergénicas. Quando a embalagem de produtos acabados e a produção a granel têm lugar em locais diferentes, existe um risco acrescido de contaminação.
É da maior importância remover as embalagens anteriores e destruí-las fisicamente, e devem existir sistemas para garantir que todas as embalagens são removidas.
É necessário que os produtos multiembalados utilizem a embalagem exterior estabelecida para este tipo de produto.
Devem ser estabelecidos protocolos específicos para o manuseamento de produtos reprocessados. Os óleos que tenham sido utilizados na cozedura de alimentos alergénicos não devem ser reutilizados.
O manuseamento de matérias-primas reprocessadas deve ser devidamente documentado e todos os procedimentos de processamento, identificação, rotulagem e armazenamento devem ser os mesmos que para as substâncias alergénicas originais. As responsabilidades pela gestão do reprocessamento devem ser bem definidas.
processo producao