Transcrição Alergénios noutros produtos e ingredientes
Na indústria alimentar, são utilizadas matérias-primas que são adicionadas aos alimentos durante o processo de produção, com o objetivo de melhorar a qualidade final do produto. Estes elementos envolvem também novos riscos, pois incorporam ingredientes que podem conter substâncias com alergénios com grande impacto na saúde da população.
Entre a lista de produtos utilizados como ingredientes, que contêm substâncias capazes de provocar reacções alimentares, encontram-se: o aipo, a mostarda, as sementes de sésamo, os sulfitos e os tremoços, entre outros.
Aipo: Caraterísticas das reacções alérgicas ao aipo:
- A alergia ao aipo cru é considerada a alergia vegetal mais comum em algumas regiões.
O aipo pertence à família Umbelliferae, que também inclui a cenoura, a salsa e o funcho. Contém um alergénio chamado (api g1), que é semelhante ao do pólen de bétula, pelo que os indivíduos sensíveis a um dos elementos da família, ou ao pólen de bétula, podem ser sensíveis ao aipo e vice-versa.
As alergias ao aipo podem surgir em qualquer idade. Os sintomas começam geralmente com erupções cutâneas e dermatites de contacto, podendo tornar-se mais complexos com angioedema, dores abdominais, vómitos e diarreia. Menos frequentemente, pode ocorrer um choque anafilático. Os alergénios do aipo são termoestáveis e, por isso, mantêm as suas propriedades após a cozedura. Alimentos em que o aipo pode estar presente:
- Sopas e cremes de legumes.
- Saladas e misturas de vegetais.
- Molhos e temperos.
- Gelatinas.
Tratamentos e recomendações:
- Evitar o consumo de aipo e de outros produtos que contenham aipo.
- Verificar cuidadosamente os rótulos dos produtos fabricados industrialmente.
Mostarda: Caraterísticas das reacções alérgicas à mostarda:
- As alergias à mostarda caracterizam-se por uma elevada intensidade e ocorrência dos sintomas.
As reacções podem ocorrer com a ingestão de pequenas quantidades, erupções cutâneas, urticária, dificuldades respiratórias, congestão nasal, dores abdominais, vómitos, diarreia, tonturas, inchaço da garganta, face e boca. Em casos mais graves, pode ocorrer um choque anafilático.
A mostarda tem mais do que uma substância alergénica relevante, sendo o principal alergénio a syn-1. As pessoas alérgicas à mostarda podem também ser alérgicas à soja e às ervilhas, uma vez que estas contêm albuminas homólogas ao alergénio syn-1 presente na mostarda.
Alimentos em que a mostarda pode estar presente:
- Como molho de acompanhamento de salsichas, hambúrgueres e sandes.
- Em maionese, ketchup, caril e vinagrete.
- Vários molhos e temperos.
Tratamento e recomendações:
- Não consumir em nenhuma das suas variantes (grãos, folhas, molhos), nem em quantidades insignificantes.
- A mostarda é utilizada como especiaria em muitos produtos aparentemente inofensivos, pelo que é preciso estar atento aos ingredientes dos alimentos.
Sementes de sésamo: Caraterísticas das reacções alérgicas às sementes de sésamo:
- As alergias ao sésamo provocam vermelhidão da pele, dermatite de contacto, urticária, rinite alérgica, asma, dermatite atópica e tensão arterial baixa.
As substâncias alergénicas do sésamo permanecem estáveis após a cozedura. As pessoas alérgicas ao sésamo são frequentemente sensíveis às avelãs, nozes, castanhas, pistácios e amêndoas.
Alimentos em que as sementes de sésamo podem estar presentes:
- Produtos de panificação.
- bolachas
- molhos
- Óleos.
Tratamentos e recomendações:
- Evitar o consumo de sésamo e de produtos que contenham sésamo.
- Ler os rótulos, nomeadamente dos pães e bolachas de todos os tipos, pois muitas vezes fazem parte dos ingredientes.
- Os rótulos dos cosméticos também devem ser lidos, pois contêm frequentemente vestígios de sésamo, que podem provocar reacções de contacto.
Sulfitos: Os sulfitos são um grupo de substâncias derivadas do enxofre, que são utilizadas na indústria alimentar como aditivos, principalmente para os seguintes fins
- Prolongar o prazo de validade dos géneros alimentícios.
- Proteger os géneros alimentícios contra o desenvolvimento de bactérias, bolores e leveduras.
- Manter a cor dos géneros alimentícios.
- Evitar a oxidação dos óleos e das gorduras.
- Os sulfitos são identificados nos rótulos com os números e, que vão de e220 a e228.
Caraterísticas das reacções aos sulfitos:
- As reacções aos sulfitos são manifestações de intolerância alimentar, uma vez que as respostas não envolvem o sistema imunitário, como no caso das alergias.
- As reacções aos sulfitos são causadas pela intolerância de alguns indivíduos aos compostos químicos que constituem os sulfitos.
- A intolerância aos sulfitos pode causar urticária, comichão, espirros e corrimento nasal. Normalmente, estes sintomas não são graves.
- Os sulfitos podem causar reacções mais graves em doentes sensíveis aos sulfitos que sofram de asma ou que sejam alérgicos à aspirina.
Alimentos em que os sulfitos podem estar presentes:
- Legumes frescos e saladas.
- Marisco e peixe.
- Alimentos desidratados.
- Batatas cozidas e fritas.
- Conservas em geral.
- Salsichas e carnes para hambúrgueres.
- Biscoitos, pães e bolos.
- Vinhos, cervejas, cidras e vinagres.
Tratamentos e recomendações:
- Evitar o consumo de alimentos que possam conter sulfitos. Ler atentamente os rótulos para evitar o consumo de produtos que incluam qualquer um dos seguintes números e nos seus ingredientes: e220; e221; e222; e223; e224; e225; e226; e227; e e228.
- Evitar o consumo de vinhos, cervejas e produtos de conserva.
Tremoços: Caraterísticas das reacções alérgicas aos tremoços:
- O tremoço pode causar reacções por ingestão e também por inalação da farinha.
- Os sintomas da alergia ao tremoço provocada pela ingestão são urticária, vermelhidão dos lábios, podendo mesmo provocar perturbações digestivas como vómitos.
- A inalação da farinha de tremoço pode provocar rinite, asma e irritação da conjuntiva.
- O tremoço pertence à mesma família do amendoim, pelo que as pessoas alérgicas ao amendoim podem também ser alérgicas ao tremoço e vice-versa.
outros produtos ingredientes