Transcrição Manuseamento das matérias-primas no processo de produção
Nesta altura, as matérias-primas e os ingredientes devem ser claramente identificados e o risco de contaminação cruzada deve ser reduzido. Por conseguinte, é necessário seguir uma série de diretrizes:
- No momento da receção, é necessário verificar se as matérias-primas estão corretamente embaladas ou separadas umas das outras e se estão claramente rotuladas.
- Antes do início da descarga, toda a entrega de matérias-primas deve ser controlada.
- Deve ser dada especial atenção à recolha de amostras durante a entrega de matérias-primas alergénicas.
- Os pontos de receção de matérias-primas a granel devem ser fechados à chave se não estiverem a ser utilizados.
A identificação clara e o isolamento de cada material alergénico dos materiais são os princípios básicos a seguir para reduzir o risco de contaminação.
Aspectos a aplicar para o armazenamento adequado de matérias-primas alergénicas:
- Antes de receber os produtos alergénicos, deve ser assegurado e verificado se estão corretamente embalados e rotulados para evitar a utilização acidental e a contaminação cruzada.
- Os ingredientes alergénicos devem estar localizados em áreas facilmente visíveis, por exemplo, o código de cores nas caixas e as linhas no chão podem ser utilizadas para separar as áreas de armazenamento.
- As matérias-primas alergénicas devem ser armazenadas em recipientes devidamente rotulados até serem utilizadas.
- Estas matérias-primas alergénicas, quando retiradas dos seus recipientes originais, devem ser armazenadas em recipientes fechados e devidamente identificados e os recipientes originais devem ser devidamente higienizados, de acordo com os procedimentos estabelecidos, a fim de poderem ser utilizados para o armazenamento de outras matérias-primas.
- Deve ser dada especial atenção aos ingredientes que possam gerar poeiras, uma vez que tal aumenta o risco de contaminação cruzada durante o manuseamento.
- Determinar a separação e o manuseamento dos alergénios em todas as fases da cadeia de produção (incluindo a recolha e a transferência).
- Nos casos em que não é possível armazenar as matérias-primas alergénicas separadamente das outras matérias-primas, devem ser tomadas todas as medidas necessárias para evitar a contaminação cruzada, por exemplo, a utilização de prateleiras inferiores.
- Assegurar que a informação sobre a origem de todas as matérias-primas está facilmente acessível e disponível.
Para produtos semi-acabados, estas diretrizes de armazenamento também se aplicam.
manuseamento materias primas processo producao