Transcrição Alergénios em leguminosas
Caraterísticas das alergias às leguminosas:
- As espécies que mais frequentemente provocam reacções alérgicas na população espanhola são as lentilhas e o grão-de-bico.
- O feijão é a espécie que provoca o menor número de casos de reacções alérgicas.
- A alergia às leguminosas em Espanha é mais frequente nos rapazes do que nas raparigas.
- As crianças são mais afectadas pela alergia às leguminosas do que os adultos.
- Os alergénios presentes nas lentilhas, grão-de-bico, ervilhas, soja e tremoços são estáveis ao calor.
Há leguminosas que, depois de cozinhadas, podem aumentar os índices de alergenicidade. Exemplo: amendoins torrados.
O tipo de reacções alérgicas às leguminosas depende, em alguns casos, do estado em que são consumidas, por exemplo, o feijão fresco carece de proteínas (albumina) e o feijão maduro é rico em proteínas. Caraterísticas das alergias às leguminosas:
- As leguminosas podem provocar reacções por inalação, por exemplo: algumas reacções alérgicas à soja.
- Existe uma reatividade cruzada entre algumas alergias às leguminosas, por exemplo, as pessoas alérgicas ao amendoim podem ter reacções à soja.
- Os grãos ou partículas de diferentes leguminosas ou de leguminosas e cereais podem encontrar-se misturados devido a contaminação na colheita ou devido a erros na indústria, nos armazéns ou nos centros comerciais.
Alergénios nas leguminosas: As leguminosas são ricas em proteínas, geralmente globulinas e albuminas. Os compostos responsáveis pelas reacções alérgicas são fracções das proteínas alimentares. Exemplo 1: no caso do amendoim, é um tipo de globulina (ara h 1 a ara h 8) que provoca a sensibilização.
Exemplo 2: na soja, 90% das proteínas são globulinas e albuminas hidrossolúveis, sendo a fração 2s2 identificada como a mais alergénica. Géneros alimentícios que podem conter leguminosas: As leguminosas podem ser utilizadas como géneros alimentícios transformados por diferentes métodos ou como ingredientes.
Principais formas de transformação das leguminosas:
- Comê-las cruas, quando estão tenras. Exemplo: feijão.
- Cozinhadas em caldos de legumes. Exemplo: soja, lentilhas, grão-de-bico, feijão, etc.
- Fritas. Exemplo: grão-de-bico, amendoim.
- Assados. Exemplo: amendoins.
- Enlatados. Exemplo: lentilhas, grão-de-bico, feijão, etc.
- Doces. Exemplo: amendoins.
Os amendoins e as sementes de soja são as leguminosas mais frequentemente encontradas como componentes alimentares.
Produtos, ingredientes e nomes que podem conter amendoins:
- Bolos, gelados, chocolates.
- Molhos de malagueta e de caril.
- Óleos de amendoim.
- Compotas, torrões, etc.
- leites vegetais
- Pizzas.
- Cereais de pequeno-almoço.
- Molhos e saladas.
- Manteigas.
Indicações para o tratamento de alergias devidas ao consumo de leguminosas ou de alimentos que as contenham. As pessoas alérgicas às leguminosas devem evitar o consumo da leguminosa que provoca a reação, bem como dos alimentos que a contêm.
As pessoas alérgicas ao amendoim e à soja devem estar atentas à rotulagem dos produtos fabricados, uma vez que estas são as leguminosas mais frequentemente encontradas como ingredientes nos géneros alimentícios.
As pessoas alérgicas à soja podem sofrer crises de inalação e, por isso, não devem permanecer em áreas fechadas onde são processadas ou manuseadas grandes quantidades de soja.
Verificar cuidadosamente as leguminosas antes da transformação, uma vez que os grãos ou partículas de diferentes leguminosas ou de leguminosas e cereais podem ser encontrados misturados devido a contaminação na colheita ou devido a erros na indústria, armazéns ou centros comerciais.
impulsos