Transcrição Pilar 1. Honrar os seus sentimentos e autorregulação emocional
O Papel Central das Emoções na Adversidade
O primeiro pilar para construir resiliência é aprender a honrar os seus sentimentos, uma vez que o stress e a adversidade geram emoções negativas.
Devemos compreender que quanto maior for o stressor que enfrentamos, mais intensas e intensas serão as emoções que iremos experienciar internamente.
Não chamaríamos a uma situação stressante, traumática ou difícil se não tivesse um impacto direto na forma como nos sentimos internamente.
As emoções emoções são a linguagem pela qual o nosso ser nos comunica que estamos a passar por uma situação que requer toda a nossa atenção e energia.
Assim sendo, o ponto de partida para sermos mais resilientes não é negar o que sentimos, mas sim o oposto: reconhecer a sua presença e importância.
O Valor de Todas as Emoções, Incluindo as Negativas
Todas as nossas emoções, mesmo aquelas que consideramos negativas e detestamos, fazem parte da preciosa e complexa tapeçaria que compõe o resto nossas vidas.
Nós não poderíamos conhecer a alegria sem a tristeza, ou a confiança sem experimentar a dúvida, uma vez que as emoções são definidas pelos seus opostos.
Além disso, as nossas emoções alertam-nos para o que está a acontecer à nossa volta e oferecem pistas muito importantes sobre como devemos responder às situações.
É por isso que podemos e devemos aprender com todas as nossas emoções, vendo-as como mensageiras e não inimigas a serem suprimidas a todo o custo.
O Problema com a Desregulação Emocional
O verdadeiro problema não é a existência de emoções negativas, mas o que acontece dentro de nós quando não temos consciência delas e do seu impacto.
Quando não temos consciência, permitimos que as nossas emoções nos dominem completamente, levando-nos a um estado de desregulação emocional que é muito prejudicial.
Neste estado, são as nossas emoções que começam a controlar-nos, em vez de sermos nós que controlamos como nos sentimos.
Esta perda de controlo impede-nos de ser capazes de responder aos desafios de forma construtiva, deixando-nos à mercê de impulsos e reações frequentemente d
pilar 1 honrar os seus sentimentos e autorregulacao emocional