LOGIN

REGISTO
Buscador

Retenção do talento contratado

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Retenção do talento contratado


Introdução: A meta pós-contratação

Depois que um candidato é contratado, a próxima responsabilidade fundamental do gerente é criar as condições necessárias para manter um alto nível de eficiência e, acima de tudo, de comprometimento por parte dessa pessoa.

As pessoas esperam que o seu trabalho resolva as suas necessidades (económicas, de desenvolvimento, sociais), e não que lhes crie problemas adicionais.

A retenção de talentos é um processo ativo que começa logo após a contratação.

O risco da desmotivação precoce

É um cenário muito comum: um novo funcionário começa o seu trabalho com grande entusiasmo e excelente desempenho, mas com o passar do tempo, começa a desmotivar-se e, eventualmente, acaba por se demitir da organização.

Este declínio pode ser causado por vários fatores, sendo um dos mais importantes a quebra do «contrato psicológico» que foi estabelecido durante o processo de seleção.

O contrato psicológico é dinâmico, não estático

Um erro fundamental é assumir que o contrato psicológico (as expectativas mútuas) é fixo.

A realidade é que os contratos psicológicos mudam constantemente ao longo da carreira de um funcionário.

As aspirações profissionais e as necessidades de uma pessoa com cinco anos de experiência são drasticamente diferentes das de uma pessoa com 45 anos.

Da mesma forma, as expectativas de um funcionário numa economia sólida com muitas oportunidades de emprego são diferentes das de um funcionário num ambiente de desemprego generalizado.

A abordagem do gestor: controlar o que é controlável

Inevitavelmente, haverá muitos fatores que determinarão o sucesso ou o fracasso de uma contratação que o gestor não poderá controlar (como a economia ou as decisões pessoais do funcionário).

No entanto, há também uma ampla gama de fatores que estão sob a influência direta do gestor (o clima da equipa, o reconhecimento, a clareza das metas, as oportunidades de desenvolvimento, etc.).

Conclusão: O objetivo da retenção

O objetivo final do gestor, uma vez realizada a contratação, deve ser garantir que essa relação de trabalho dure o máximo possível e seja o mais produti


retencao do talento contratado

Publicações Recentes de selecao pessoal entrevista trabalho

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?