Transcrição Preparação da oferta de emprego
Introdução: a contratação não é garantida
É crucial compreender uma realidade do recrutamento: ter feito uma seleção impecável e identificado o candidato ideal não garante, de forma alguma, a contratação.
Deve-se presumir que um candidato de alto valor provavelmente está participando de outros processos de seleção simultaneamente com outras empresas.
Portanto, o candidato também está numa fase de avaliação, decidindo qual oferta de emprego aceitará finalmente.
Devido a esta concorrência, é um erro crítico que o gestor se desligue do processo após a entrevista.
O envolvimento do líder da equipa deve ser total, estendendo-se até à fase final e decisiva: a apresentação da oferta de emprego.
O sucesso nesta etapa depende de duas ações fundamentais do gestor: uma preparação meticulosa e uma participação ativa.
Fase de preparação 1: Alinhamento económico com RH
A primeira ação de preparação é uma reunião estratégica e indispensável entre o gestor de linha e o departamento de Recursos Humanos.
O objetivo desta sessão é revisar linha por linha a proposta económica e todas as condições de trabalho que serão apresentadas ao candidato.
Um ponto fundamental desta revisão é verificar se a oferta final (salário, benefícios, flexibilidade, etc.) está alinhada e atende às expectativas que o próprio candidato manifestou durante as entrevistas.
Se a oferta estiver abaixo do que foi discutido, o risco de rejeição é alto.
Esta reunião também serve como um «jogo de guerra» para antecipar possíveis cenários de negociação: O que faremos se o candidato pedir mais? Em que aspetos podemos ser flexíveis e em quais devemos manter-nos firmes? Quem (o gestor ou o RH) será responsável por comunicar e gerir estas contrapropostas?
Fase de preparação 2: revisão das notas do gerente e antecipação
Paralelamente ao alinhamento económico, o gestor deve realizar a sua própria preparação individual antes de se sentar com o candidato. Isso implica revisar as notas tomadas durante as entrevistas.
O objetivo é extrair e ter em mente os pontos mais destacados do perfil do candidato: seus pontos fortes, as competências específicas que demonstrou e que garantem o seu sucesso e, acima de tudo, ter claro como exatamente esse candidato agregará valor à equipa.
Igualmente importante é identificar as áreas em que o candidato mostrou fraquezas ou necessidade de aprendizagem e ter preparada uma resposta clara sobre como a empresa irá apoiá-lo no seu desenvolvimento profissional nesses pontos.
Fase de Preparação 3: Antecipar Dúvidas e Objeções
A preparação final consiste em antecipar as possíveis objeções ou dúvidas que o candidato possa levantar.
Essas dúvidas geralmente se concentram em aspectos logísticos e de curto prazo
preparacao da oferta de emprego