LOGIN

REGISTO
Buscador

Adaptações e prática do relaxamento muscular progressivo

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Adaptações e prática do relaxamento muscular progressivo


O Relaxamento Muscular Progressivo (RMP) é uma técnica flexível que pode ser adaptada as necessidades e preferências individuais.

Uma vez dominado o procedimento básico de tensão-distensão, podem ser efectuadas modificações para tornar a prática mais eficiente ou para a aplicar em diferentes contextos.

Redução do número de grupos musculares

Com a prática, a medida que a pessoa se torna mais hábil a reconhecer e a libertar a tensão muscular, nem sempre é necessário passar em pormenor por todos os grupos musculares individuais.

É possível agrupar vários músculos em unidades maiores (por exemplo, esticar e relaxar todo o braço de uma só vez, em vez de mãos, antebraços e bíceps separadamente).

Eventualmente, algumas pessoas conseguem atingir um estado de relaxamento profundo simplesmente evocando a sensação de relaxamento nos músculos sem a necessidade de os tensionar previamente, ou efectuando um relaxamento rápido de todo o corpo.

Prática regular e generalização

Para que a PMR seja eficaz, recomenda-se a sua prática regular, idealmente uma ou duas vezes por dia, durante cerca de 15-20 minutos por sessão, especialmente no início.

A consistência é a chave para desenvolver a capacidade de relaxar a vontade.

O objetivo é que, com o tempo, a pessoa seja capaz de generalizar a capacidade de relaxamento para situações do quotidiano.

Ao estar mais consciente da tensão muscular, pode aplicar técnicas de relaxamento abreviadas em momentos de stress ou ansiedade, mesmo sem a necessidade de realizar o exercício completo.

Considerações e precauções

Embora a PMR seja geralmente segura, há algumas considerações a ter em conta:

  • Não apertar demasiado: La tensión debe ser moderada, sin llegar a causar dolor o calambres.
  • Cuidado em caso de ferimentos: Si existen lesiones musculares o articulares previas, se debe tener cuidado al tensar esas áreas o consultar con un profesional de la salud antes de practicar la técnica.
  • Sensações invulgares: Algunas personas pueden experimentar sensaciones inusuales como hormigueo o pesadez durante la relajación, lo cual suele ser normal. Sin embargo, si surgen sensaciones muy extrañas o desagradables, es mejor detener la práctica y consultar.

RMP como uma habilidade aprendida

É importante lembrar que o relaxamento é uma habilidade que é aprendida e aperfeiçoada com a prática.

No início, pode ser difícil concentrar-se ou atingir um estado de relaxamento profundo.

A paciência e a perseverança são essenciais.

A RMP oferece uma forma ativa e estruturada de contrariar o stress físico e mental associado a ansiedade, fornecendo uma ferramenta valiosa para o autocuidado e a melhoria do bem-estar.


adaptacoes pratica muscular progressiva relaxamento

Publicações Recentes de psicologia ansiedade

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?