Transcrição Composição corporal
A composição corporal descreve parâmetros como o peso, a altura, a forma, o sexo e os perímetros corporais, entre muitos outros. Estes índices permitem determinar as percentagens de gordura, músculo, osso e água contidas no corpo humano.
A finalidade do estudo da composição corporal é obter uma avaliação objetiva do estado nutricional, que nos permita quantificar as reservas corporais do organismo, para detetar e corrigir problemas nutricionais como os seguintes
- Existência de excesso de gorduras que indicam diferentes graus de obesidade.
- Níveis muito baixos de massa muscular e de massa gorda, típicos de organismos com carências nutricionais.
- Perturbações do rendimento desportivo em atletas devido à perda de massa muscular.
- Acompanhamento de dietas, com o objetivo de modificar a composição corporal inadequada.
- É essencial avaliar o estado nutricional de grupos vulneráveis, como os idosos, as crianças e as mulheres grávidas ou a amamentar.
Compartimentos corporais
Para além da água, que representa mais de metade do peso do corpo e se encontra sobretudo nos tecidos metabolicamente activos, os outros dois componentes fundamentais do nosso corpo são:
- Tecido magro ou massa isenta de gordura.
- Tecido adiposo ou gordura de armazenamento.
O tecido magro inclui osso, músculo, água extracelular, tecido nervoso e todas as outras células que não são células adiposas. A massa muscular é o componente mais importante e reflecte o estado nutricional da proteína.
Variações no conteúdo de tecido magro:
- O tecido magro é mais elevado no sexo masculino e aumenta progressivamente com a idade até aos 20 anos, diminuindo depois na idade adulta.
- Os níveis de tecido magro aumentam com a atividade física.
Tecido adiposo: a gordura desempenha um papel importante no metabolismo hormonal e na reserva e proteção do organismo. Diferencia-se pela sua localização em gordura subcutânea, onde se encontram as maiores reservas, e gordura interna ou visceral.
Variações do teor de tecido adiposo:
- O teor de gordura aumenta com a idade e é mais elevado nas mulheres do que nos homens.
- Nos homens, a gordura tende a depositar-se no abdómen e na parte superior do corpo, enquanto nas mulheres se deposita principalmente nas coxas e nas ancas. A gordura depositada no abdómen pode representar um risco mais elevado de desenvolver algumas doenças crónicas degenerativas.
Técnicas de avaliação da composição corporal
Técnicas antropométricas: esta é uma das técnicas mais utilizadas para avaliar a composição corporal. Baseia-se na utilização de medidas muito simples como o peso, a altura, o comprimento das extremidades, os perímetros corporais, entre outros. Estes parâmetros permitem o cálculo de diferentes índices para estimar a massa isenta de gordura e a gordura corporal:
- Entre as técnicas antropométricas, destacam-se as seguintes.
- Índice de massa corporal (IMC).
- Avaliação dos perímetros corporais.
Índice de massa corporal (IMC): é um parâmetro muito útil para avaliar a composição corporal. O IMC permite classificar as pessoas em baixo peso, peso normal, excesso de peso e obesidade, com base exclusivamente na altura e no peso. Não tem em conta a idade, o sexo, a percentagem de gordura corporal ou a massa muscular. O IMC é calculado da seguinte forma:
- O IMC é igual ao peso corporal expresso em quilogramas (kg), dividido pelo quadrado da altura expressa em metros (m).
- IMC = peso corporal (kg)/(altura (m))².
Por exemplo: para calcular o índice de massa corporal de um homem de 120 kg, com 1,92 m de altura, proceda da seguinte forma
- Imc=120 kg / 1,92 m x 1,92 m
- Imc=120 kg / 3,68 m²
- Imc=32,6 kg/m²
Classificação das pessoas de acordo com o índice de massa corporal, segundo a Organização Mundial de Saúde.
Em alguns casos, estes índices não reflectem diretamente a composição corporal. Exemplos:
- Os atletas com músculos bem desenvolvidos podem ter excesso de peso, mas têm pouca gordura.
- Um corredor de maratona pode estar incluído na faixa de peso abaixo do normal, mesmo que seja completamente saudável.
composicao corporal