Transcrição Avaliação nutricional da mulher grávida
Para garantir um estado nutricional adequado durante a gravidez, as mães saudáveis devem visitar o especialista em nutrição pelo menos uma vez por trimestre; se existirem razões clínicas que o justifiquem, podem ser agendadas outras consultas.
Em cada uma destas visitas, o especialista, através de diferentes métodos, investiga o estado nutricional das pacientes e delineia estratégias para reafirmar ou corrigir aspectos da dieta que contribuam para o correto desenvolvimento da gravidez.
Uma das alterações mais influentes no estado geral da mulher durante a gravidez é o aumento de peso, que provoca cansaço, dificuldade em andar e respirar; por este motivo, é importante garantir níveis suficientes de ingestão de nutrientes, evitando o aumento excessivo de peso.
História clínica e alimentar a ter em conta pelo nutricionista na recolha da história da grávida.
- A idade e a situação socioeconómica em que vive.
- O número de gravidezes, os seus resultados e os intervalos entre elas.
- Doenças congénitas ou malformações.
- Alergias ou intolerâncias que impeçam o consumo de qualquer grupo de alimentos ou de um alimento específico.
- Antecedentes de doenças, que podem levar ao consumo de medicamentos de forma regular ou esporádica.
- Consumo de substâncias tóxicas, como álcool, tabaco ou drogas.
- Prática de regimes dietéticos por razões estéticas ou de treino desportivo que o exijam.
- Administração, antes da gravidez, de suplementos vitamínicos ou de qualquer outro tipo de suplemento alimentar.
- Possíveis distúrbios alimentares, caracterizados por uma necessidade anormal de consumir substâncias não alimentares.
Formas de determinar o estado nutricional da mulher grávida
Inquéritos dietéticos:
- Os inquéritos dietéticos são um método rápido e prático para obter informações sobre a ingestão de nutrientes da mulher grávida. Os dados obtidos sobre a composição dos alimentos podem ser comparados com as doses recomendadas e os objectivos nutricionais para cada período específico da gravidez.
- Os inquéritos às grávidas são normalmente realizados através de questionários disponíveis no consultório de nutrição, nos quais devem ser discriminados todos os alimentos ingeridos durante uma semana, cinco ou três dias consecutivos, incluindo um feriado.
- Com os dados obtidos no inquérito sobre as quantidades, qualidades e distribuição dos alimentos durante o dia, é possível determinar se a dieta habitual da grávida cobre as necessidades nutricionais da gravidez, sendo uma dieta completa, equilibrada e suficiente, ou se, pelo contrário, a dieta é deficiente em algum dos componentes essenciais para a saúde da mãe e do feto.
Exame físico:
- O exame físico permite ao especialista reconhecer sinais clínicos em determinados órgãos ou zonas do corpo, que podem ser manifestações de carências vitamínicas ou minerais. As carências detectadas no início da gravidez podem provocar menos perturbações do que as detectadas mais tarde.
- O especialista deve efetuar uma inspeção ocular do cabelo, das gengivas, dos lábios gretados, das unhas moles ou quebradiças, da pele manchada ou escamosa e de uma série de outros dados que lhe permitirão descobrir possíveis carências.
Análises bioquímicas: baseiam-se no estudo de diferentes amostras biológicas, utilizadas para avaliar o estado nutricional. Caracterizam-se por um elevado grau de objetividade, devido ao rigoroso controlo de qualidade exigido em cada laboratório. Os testes bioquímicos mais utilizados são os seguintes
- Proteínas totais.
- Albumina no sangue.
- Colesterol total.
- Glicose no sangue e na urina.
- Nível de azoto ureico no sangue.
Com a análise e o controlo destes parâmetros durante as diferentes fases da gravidez, o especialista pode conhecer o estado fisiológico da grávida para continuar o bom desenvolvimento da gravidez.
avaliacao nutricional gravidez