Transcrição Os comentários tóxicos e o seu impacto
Em qualquer interacção, a linguagem tem o poder de construir ou destruir.
"As aberturas cáusticas" são um exemplo claro de linguagem destrutiva: são comentários ou frases ásperas usadas deliberadamente para provocar e intensificar um conflito.
O seu objectivo não é resolver um problema, mas provocar uma reacção, por mais negativa que seja.
Estas "aberturas" podem ser perguntas que insinuam a incompetência da outra pessoa, como "Estás a tentar irritar-me?" ou "O que te faz pensar isso?"
Podem também ser afirmações aparentemente inofensivas, mas são proferidas com um tom de voz e linguagem corporal que deixam claro um significado oculto e malicioso.
A tentação de responder a um comentário cáustico com sarcasmo ou outra frase cortante é grande, pois pode proporcionar satisfação a curto prazo.
No entanto, esta resposta só piora a situação, pois desencadeia uma série de fatores na outra pessoa que aumentam o conflito.
Em vez de um diálogo, torna-se uma batalha de inteligência ou um vaivém, onde o verdadeiro problema é esquecido.
O melhor antídoto para os abridores cáusticos é evitá-los e cingir-se aos factos.
Ignorar a provocação e abordar diretamente qualquer questão que tenha sido levantada é a forma mais eficaz de "desintoxicar" a conversa.
Se alguém o atacar com uma frase provocadora, a melhor estratégia é manter a não reagir emocionalmente e redirecionar o foco para o problema real.
Ao fazê-lo, demonstra maturidade e profissionalismo, evitando que o conflito se transforme numa batalha de egos.
O segredo é resistir à tentação de jogar o jogo da outra pessoa
comentarios toxicos e o seu impacto