LOGIN

REGISTO
Buscador

Exercício em jejum

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Exercício em jejum


Fazer exercício com o estômago vazio tornou-se popular nos últimos tempos, rodeado de mitos sobre a sua eficácia. No entanto, a principal razão pela qual algumas pessoas optam por fazer exercício de manhã, antes do pequeno-almoço, deve-se à falta de tempo. Esta prática é comum entre aqueles que têm um estilo de vida agitado, ao ponto de, para não interromperem a sua rotina de exercício, optarem por não tomar o pequeno-almoço e dedicarem esse tempo ao treino.

É aqui que vemos uma má prática, especialmente para os corpos endomorfos: saltar o pequeno-almoço. Este momento é crucial para eles, pois fornece os nutrientes necessários para gerar a energia necessária no início do dia, quebrando o jejum de sono e reactivando o metabolismo para enfrentar as actividades diárias.

Com isto em mente, convidamo-lo a explorar este guia, que irá desvendar tudo o que está relacionado com esta prática de exercício, ajudando-nos a discernir se é benéfica ou não e quais os efeitos que pode ter no nosso organismo. É aconselhável fazer exercício com o estômago vazio?

Não, sobretudo para um corpo endomorfo. Como já foi referido, privar o corpo do pequeno-almoço é contraproducente. Pode abrandar ainda mais o metabolismo e favorecer a acumulação de gordura. Sacrificar uma refeição tão importante como o pequeno-almoço por falta de tempo não deve ser uma opção.

É preferível ajustar outros aspectos da sua rotina antes de afetar as suas refeições; tanto a alimentação como o descanso devem ter prioridade na sua rotina diária.

Quais são as consequências de fazer exercício com o estômago vazio?

Em jejum, as reservas de glicogénio são extremamente baixas. Por conseguinte, quando o corpo é sujeito a exercício físico, estas reservas esgotam-se rapidamente. Isto pode resultar em efeitos negativos para a saúde, como a perda de massa muscular, uma vez que o corpo recorre à decomposição da massa muscular para obter glicogénio, um processo conhecido como gluconeogénese.

Isto pode levar a uma diminuição notória da condição física, aumentando o risco de lesões devido à perda de massa muscular. Outros efeitos adversos podem incluir fadiga, cãibras, vómitos, mal-estar e tontu


jejum

Publicações Recentes de dietas endomorfos

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?