Transcrição O jejum intermitente na criação de dietas
Vamos agora aprofundar uma dieta que se tem tornado cada vez mais popular nos últimos anos. As redes sociais e a internet em geral estão repletas de artigos e vídeos dedicados a divulgar os benefícios desta dieta. Muitos destes divulgadores falam apenas por experiência própria e ignoram completamente os estudos científicos efectuados sobre o assunto.
Existem muitas variantes desta dieta, todas elas baseadas na mesma tese: deixar de comer durante determinados períodos. Em que consiste? Funciona mesmo?
Estas são algumas das questões básicas a que queremos responder, para que o possamos ajudar a tomar uma decisão sobre se deve ou não fazer esta dieta, com toda a informação necessária para o fazer.
O que é o jejum intermitente?
Como dissemos, o jejum intermitente não é mais do que a suspensão da ingestão de alimentos durante determinados períodos. Estes períodos são, logicamente, muito mais longos do que aqueles que fazemos habitualmente.
A ideia por detrás de tudo isto é que o nosso corpo tenha o tempo necessário para efetuar uma reparação celular eficaz, reduzir os níveis de insulina e restabelecer certos padrões saudáveis no nosso organismo.
Existem muitas variantes desta dieta, aqui estão algumas das mais conhecidas e as suas principais caraterísticas.
Jejum de 20 horas
Uma das mais complexas de realizar, pois como já se pode adivinhar pelo nome, consiste em comer muito pouco durante 20 horas. Quando dizemos muito pouco, queremos dizer que a ingestão de alimentos é estritamente limitada a vegetais e frutas de uma forma muito limitada.
Passadas as 20 horas, terá um período de 4 horas para consumir grandes quantidades de alimentos, de forma equilibrada e procurando fornecer os nutrientes e fibras necessários ao seu organismo.
Jejum diário
Este é provavelmente o mais comummente praticado. O jejum diário consiste em restringir a ingestão de alimentos a apenas 8 horas por dia. Durante essas 8 horas, poderá comer normalmente, mas, como compreenderá, isso significa não almoçar nem jantar, ou eliminar o pequeno-almoço.
Jejum alternado
O jejum alternado consiste em fazer um jejum completo durante um dia, retomando a ingestão natural de alimentos no dia seguinte. Este jejum é considerado uma tortura para os principiantes, uma vez que o corpo exige alimentos diariamente e nós adaptámo-nos a isso durante anos, e uma mudança tão radical é extremamente difícil de manter ao longo do tempo.
Jejum de 24 horas
Esta variante não é mais do que não comer durante todo o dia. Deve-se consumir muita água para evitar a desidratação.
O sujeito deve estar ciente de que os efeitos deste jejum são muito complexos, pois 24 horas sem comida para uma pessoa que está sujeita às actividades normais de qualquer ser humano, implica tonturas e desconforto frequentes, fadiga intermitente e muitos outros.
O jejum intermitente é eficaz?
Sim, de facto não podemos dizer o contrário. Apesar de ser uma dieta muito controversa, tem demonstrado benefícios como a eliminação de gordura do nosso organismo; controlo da pressão arterial; controlo dos triglicéridos; melhor desenvolvimento celular; entre muitos outros.
O
jejum intermitente