Transcrição Dieta paleo
Depois de analisarmos a dieta sem glúten, vamos estudar uma das dietas mais populares que encontrámos: "A dieta Paleo".
O conceito de paleo faz alusão à chamada era paleolítica, há mais de dois milhões de anos. A ideia em que se baseia esta dieta é bastante disruptiva, pois propõe que nos alimentemos de forma semelhante à forma como os humanos se alimentavam durante os tempos pré-históricos.
Os defensores desta dieta argumentam que a nossa forma atual de comer é incorrecta, que os humanos modernos estão a ignorar totalmente os nossos condicionantes genéticos, que devemos regressar à nossa dieta primária, que foi destruída com o nascimento e desenvolvimento da agricultura.
A agricultura incorporou alimentos que são agora comuns em todos os pratos, os cereais são um alimento básico em quase todos os menus, enquanto os lacticínios são a principal fonte de pequeno-almoço para muitas pessoas.
Dito isto, a dieta Paleo argumenta que estas inclusões, resultado dos avanços tecnológicos e do desenvolvimento natural da humanidade, são a principal fonte de obesidade e de muitas doenças atualmente.
O que é que a dieta Paleo propõe?
A dieta Paleo propõe uma alimentação baseada em produtos que eram acessíveis aos nossos antepassados. No entanto, evita o consumo daqueles que são o resultado do desenvolvimento natural do homem.
Que alimentos podem ser consumidos?
Pode consumir as chamadas carnes magras; estas devem ser provenientes de animais que são resultado da caça ou que baseiam a sua alimentação em alimentos naturais. Por outras palavras, os animais de criação alimentados com ração não são adequados para esta dieta.
Os legumes e as frutas também podem ser consumidos, seguindo sempre a lógica do "o mais natural possível", tendo em conta que a ideia desta dieta é aproximar-se o mais possível da forma como os nossos antepassados se alimentavam.
Sementes, frutos secos e peixes como o salmão ou o atum são também altamente recomendados para equilibrar corretamente esta dieta.
Que alimentos devo evitar?
Em geral, nada artificial ou processado. Como já foi referido, os cereais são estritamente proibidos. Da mesma forma, deve evitar leguminosas, lacticínios, produtos agrícolas como a batata, consumo de sal, açúcar processado, entre outros. Aqui deve imperar o bom senso, se é um alimento que não é fruto da mão do homem, pode comê-lo.
Como podem ver, se compararem a dieta Paleo com qualquer outra dieta tradicional, não vão achar que esta é uma dieta muito estranha, o conceito é marcante, mas se ignorarmos o facto de não devermos comer cereais e que as carnes que procuramos consumir devem ser o mais natural possível, esta seria uma dieta muito diferente das que já conhecemos.
Quais são os resultados desta dieta?
Os estudos que foram realizados sobre esta dieta oferecem resultados optimistas. Em primeiro lugar, foi possível demonstrar uma certa melhoria da tensão arterial. Se tivermos em conta que esta dieta elimina o consumo de sal nas nossas refeições, este resultado já é óbvio.
A dieta demonstrou reduzir eficazmente o peso, que é o objetivo geral da dieta. Outro resultado positivo que foi evidenciado é a diminuição notória dos triglicéridos, que não são mais do que o produto de um tipo de gordura que se forma a partir do consumo de alimentos que contêm determinados óleos, como por exemplo a manteiga.
Os triglicéridos elevados são extremamente perigosos porque provocam o endurecimento das artérias, aumentando o risco de doenças cardíacas agudas, problemas cardíacos e doenças cerebrovasculares.
Aspectos negativos
Até agora, a dieta Paleo tem sido apresentada como uma dieta muito positiva para a nossa saúde. A verdade é que é difícil encontrar aspectos negativos, porque a própria essência da dieta se baseia na e
dieta paleo