Transcrição Dieta cetogénica
A dieta que se segue é uma das mais interessantes para a nossa consideração. Baseia-se em fundamentos biológicos e em processos naturais do nosso organismo. Para compreender, em primeiro lugar, quais são estes fundamentos, devemos referir-nos ao conceito biológico de cetose.
A cetose é um estado metabólico do nosso organismo. Consiste em utilizar a gordura, sem utilizar os hidratos de carbono, para realizar as funções naturais do organismo.
A cetose pode ser produzida por várias fontes naturais, geralmente associadas à nossa alimentação, ou ser induzida voluntariamente. Agora que já sabemos em que consiste este processo, vamos passar a perceber como funciona esta dieta.
O que é a dieta cetogénica?
Depois de percebermos o que é a cetose, podemos resumir a dieta cetogénica como o processo alimentar em que procuramos induzir a cetose no nosso organismo.
Este processo alimentar consiste em consumir uma dieta extremamente pobre em hidratos de carbono, para que estes comecem a ser substituídos por gorduras. A ideia é que o nosso corpo não tenha outra alternativa senão utilizar a gordura como único combustível natural para obter energia.
Existem também muitas variantes desta dieta, e neste guia compilámos algumas das mais conhecidas e mostramos-lhe algumas delas de seguida.
Dieta cetogénica padrão
Esta é a variante mais comum da dieta cetogénica. A ideia é que a nossa ingestão alimentar seja especialmente baixa em hidratos de carbono, enquanto aumentamos a ingestão de gorduras e mantemos uma ingestão moderada de proteínas.
Os padrões são estabelecidos entre 5% de hidratos de carbono; menos de 40% e mais de 15% de proteínas, dependendo do nosso estilo de vida e actividades de rotina; e entre 60-80% de gordura.
A ideia não é fazer uma mudança brusca de um dia para o outro, mas sim equilibrar estes níveis ao longo dos dias.
Dieta cetogénica cíclica
Encontramos aqui uma variante que procura dar alguma flexibilidade à nossa alimentação. Esta, ao contrário da anterior, não é tão restritiva no tempo em relação aos hidratos de carbono.
A ideia é induzir a cetose durante 5 dias seguidos, mantendo uma dieta baixa em hidratos de carbono e depois fazer uma pausa no resto da semana, onde podemos ingerir uma maior carga de hidratos de carbono.
Dieta cetogénica adaptada
Esta é uma variação para quem opta por combinar a dieta com sessões de exercício físico. A ideia é manter uma dieta baixa em hidratos de carbono, exceto nos dias de treino.
Isto permite-nos adaptar a dieta cetogénica a indivíduos com certas particularidades, uma vez que a queima de calorias não é a mesma para um indivíduo que pratica exercício físico regularmente e para um que não o faz.
Esta variante é uma das mais populares, pois é fácil de seguir se já tiver uma rotina de exercício pré-estabelecida.
Esta dieta é eficaz?
Sim, esta dieta é uma das mais eficazes. É recomendada de preferência às dietas pobres em gorduras. A dieta cetogénica é duas vezes mais eficaz do que as dietas com baixo teor de gordura e reduz o peso corporal três vezes mais rapidamente do que muitas outras dietas tradicionais. Aumenta as cetonas, que fornecem
dieta cetogenica