Transcrição Aprender a tomar decisões
Muitos assumem que tirar o máximo partido de cada minuto é o caminho direto para o sucesso e a prosperidade, e para alguns isto tornou-se uma obsessão; mas nem sempre é assim, pois a saúde emocional de uma pessoa exige que se cuide do equilíbrio entre os ciclos de atividade e de descanso, algo que a maioria das pessoas conhece mas nem sempre põe em prática na sua rotina diária.
Embora existam muitos métodos para otimizar o tempo e realizar tarefas com sucesso, cabe a cada pessoa escolher o que melhor lhe convém para cumprir as suas obrigações e compromissos sem pôr em causa a sua saúde e o seu crescimento como indivíduo.
A Matriz de Eisenhower
Tomar as decisões certas em relação ao cumprimento das tarefas e estabelecer uma ordem correta de prioridades traz paz de espírito, que é um recurso muito valioso para cada pessoa que passa pelo processo de desenvolvimento pessoal com a ajuda de um coach de vida, que partilha métodos como a matriz de Eisenhower com o seu cliente nas sessões de trabalho.
Este método tem resistido ao teste do tempo pela sua utilidade prática e, atualmente, pode até ser encontrado como uma aplicação para utilização em telemóveis.
Quando o coach partilha este método com o cliente, ajuda-o a ganhar autodisciplina, determinação e calma, o que é muito importante para implementar as estratégias personalizadas que o coach desenhou para ele, eliminando a desordem na sua vida que tanto afecta o seu estado de bem-estar.
Trata-se de um método simples e facilmente adaptável a todas as necessidades e a todas as pessoas, através do qual se aprende a hierarquizar tarefas e também a elaborar uma lista para a sua realização.
Classificação das tarefas
Este método de gestão eficaz do tempo organiza as tarefas através da criação de uma lista de coisas que têm de ser feitas num dia e classifica as tarefas em quatro grupos, que são
- Tarefas urgentes e importantes, que são aquelas que precisam de ser feitas o mais rapidamente possível e que normalmente envolvem outras pessoas; exemplo: um acontecimento imprevisto que precisa de ser atendido.
- Tarefas importantes mas não urgentes, que têm a ver com objectivos a longo prazo, como aprender uma nova profissão.
- Tarefas urgentes mas não importantes: São tarefas que não precisam de ser feitas imediatamente e que pode pedir a outra pessoa para as fazer, não tem de as fazer você mesmo, por exemplo, enviar convites para um evento.
- Tarefas que não são urgentes nem importantes: Tarefas que distraem e que devem ser eliminadas na medida do possível, por exemplo, fazer longas pausas para lanchar.
Mudanças evidentes
Quando o life coach coloca este recurso nas mãos do clie
tomada decisoes negativas