Transcrição Pressão e expectativas dos outros
Quem se envolve num ritmo de vida acelerado sem cuidar do equilíbrio necessário entre todos os aspectos que compõem o bem-estar de um ser humano, acaba por sofrer os efeitos nocivos que a pressão social e o desafio de novos desafios lhe provocam, necessitando da atenção especializada de um coach para retomar as suas tarefas com a eficiência e energia que elas exigem. A presença de um profissional de coaching garante a orientação necessária para reorganizar a sua estrutura de vida e conquistar etapas mais elevadas no seu crescimento pessoal. Durante as sessões de trabalho com o coach, o cliente aprenderá a observar a realidade de um ponto de vista saudável.
Orientação atempada do coach
Nas sessões de trabalho pessoal, o coach e o cliente trocam ideias e opiniões num ambiente que favorece o relaxamento e coloca o cliente num modo recetivo para que possa apropriar-se dos recursos que o libertarão do estado nocivo gerado pela pressão que controla a sua realidade atual. Um coach trabalha com a informação que o cliente partilha com ele e acontece que muitas pessoas afectadas por pressões externas têm fortes ligações ao passado e trazem para as suas experiências actuais os maus resultados de acções anteriores.
Utilizando estratégias adequadas, o coach demonstra que o passado apenas traz a aprendizagem do que foi negativo e encoraja o cliente a vê-lo de uma forma objetiva e prática que o motiva a fazer as coisas de forma diferente.
O coaching profissional reconhece que, numa proporção saudável em relação às prioridades do cliente, a pressão bem gerida proporciona um impulso positivo que ajuda a pessoa a avançar. Refere-se ao tipo de pressão que nos faz reconhecer os nossos erros e, a partir de um processo interno, encontrar formas de os ultrapassar.
Trabalhar com as emoções
Na procura de soluções para lidar com a pressão, o cliente deve aprender a trabalhar com as suas emoções, a saber identificá-las e a saber como elas influenciam a sua reação aos estímulos externos. Esta aprendizagem permite-lhe reorientar os seus pontos de vista e ver que o que ele vê como agressões são apenas suposições na sua mente.
As nossas emoções determinam os nossos hábitos e comportamentos e é também aqui que a responsabilidade do cliente desempenha um papel decisivo na sua formação para gerir as suas emoções no dia a dia.
Compreender a gestão das emoções não é fácil, pois são mecanismos que a nossa mente utiliza para nos manter seguros na nossa zona de conforto. As emoções fazem-nos responder aos estímulos externos fazendo suposições que anulam o risco de assumir novos desafios, levando a desculpas, ao sentimento de estar magoado, de não ser suficientemente bom ou merecedor de algo, à exaustão, ao stress, ao desejo de se isolar e a muitas outras manifestações que nos impedem de avançar em direção aos nossos objectivos.
Criar um estado de bem-estar
Uma das melhores coisas que um coach pode fazer pelo seu cliente é encorajá-lo a assumir a responsabilidade pela sua própria
pressao expectativas