logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Importância de educar a partir da experiência

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Importância de educar a partir da experiência


O fator conhecimento abrange um espetro muito amplo para o ser humano, por onde começar quando há tanta informação? O nosso trabalho como life coaches baseia-se na educação e formação das pessoas e, do ponto de vista humano, a melhor forma de educar as pessoas no nosso meio é fazê-lo a partir da nossa própria experiência de vida. Pode haver muitos que recorram a uma formação académica e isso é correto, pois já é dedutível que as escolas e universidades o formem como profissional numa área específica e também certifiquem os seus alunos com diplomas que afirmam a preparação que receberam. Mas, em muitos casos, é o nosso desempenho no terreno que mostra aos outros se estamos suficientemente preparados para o trabalho.

O estudo.

A parte em que começamos a incentivar a educação é através do estudo. Ter consciência do que esta fase de formação representa para o nosso futuro como life coach é o primeiro passo para reconhecer que todos os acontecimentos do nosso longo percurso farão parte da experiência que transmitiremos aos outros. Todo o tipo de material relacionado com o nosso crescimento terá um papel relevante num determinado momento da nossa vida, pelo que é aconselhável investir na nossa preparação, uma vez que será, para aqueles que nos procuram, a melhor fonte de referência. Educar a partir da experiência favorece uma relação de igualdade entre o cliente e o Coach, tornando o processo de aprendizagem e a participação do cliente mais interactivos.

Trabalho e experiência.

Como podem reparar, o nosso desempenho no terreno, ou seja, no dia a dia, pode ser uma boa fonte de experiências importantes para educar o ambiente e a nós próprios. Imagine o que seria quando sabemos muito sobre um determinado assunto mas nunca o pusemos em prática, seria difícil de resolver se não tivéssemos alguma experiência anterior. O nosso trabalho como life coaches centra-se em dar aos clientes experiência e conhecimento para resolverem muitos dos seus conflitos. A maior parte do tempo estamos a aprender e a viver um tipo de experiência com cada cliente com quem trabalhamos.

A experiência como aprendizagem.

Em muitas instituições de ensino, nalgumas partes do mundo, existe um sistema de ensino que mostra o conteúdo do estudo e soluções rígidas para as questões. Em contrapartida, noutros sistemas educativos, as diretrizes utilizadas no coaching são postas em prática de forma a estimular a aprendizagem reflexiva do aluno. Viver a experiência como uma aprendizagem pode ajudar-nos a desenvolver as nossas capacidades cognitivas e a transmitir conhecimentos em vez de informações. Caso contrário, quando nos limitamos a receber a informação tal como ela é, é muito provável que não estimulemos suficientemente a nossa capacidade de gerar um juízo reflexivo com uma solução individual ou colectiva.

Capacidades pessoais.

Cada pessoa tem certas capacidades necessárias que lhe permitem desenvolver-se num ou em vários domínios específicos. Que papel desempenha a experiência no desenvolvimento das nossas capacidades pessoais? O bom é que, como temos estado a falar, cada um pode gerar a sua própria resposta a esta questão, porque ela constitui um estímulo para um diálogo interminável. A elaboração de perguntas para nós, Coaches, facilita uma interação com a qual podemos gerar mudanças graduais no nosso ambiente. As nossas capacidades pessoais dizem-nos até onde podemos ir ou o quanto ainda temos de experimentar para alcançar o horizonte desejado. Então, educar a partir da experiência contribui para o desenvolvimento das nossas capacidades pessoais? Pode ser entendido simplesmente como um processo em que damos e recebemos experiência.

Educar com cons


educar experiencia

Transcrição Importância de educar a partir da experiência



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?