Transcrição Relação entre corpo e mente
A relação entre o corpo e a mente é uma das relações sobre as quais mais se escreveu ao longo da história e que continua a ser debatida a nível filosófico e religioso.
Mas, posturas à parte, a sua ligação interactiva é evidente, por exemplo, quando factores psicológicos provocam ou agravam uma doença ou perturbação física. Por sua vez, as doenças podem também afetar os estados emocionais e os pensamentos. Somos uma unidade, um sistema, onde tudo afecta tudo, em maior ou menor grau. Experimentamo-lo como um todo e esta relação alimenta os nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos.
Quando estamos interessados no crescimento pessoal, é inevitável tentar descobrir mais sobre nós próprios, como funcionamos e o que somos capazes de fazer. Quando trabalhamos o auto-conhecimento e tentamos fazer uma mudança consciente, entra em cena a auto-gestão, tentando regular as nossas respostas ao ambiente e também dentro de nós próprios.
É aqui que começamos a perceber a relação entre a mente e o corpo e a relação entre as emoções e a saúde, por exemplo. Cada vez mais pessoas estão a tomar consciência da estreita ligação entre a saúde mental e a saúde física, deixando de as ver como fenómenos separados. Hoje em dia, todos estamos conscientes da importância de manter um estilo de vida saudável: alimentação, atividade física, higiene do sono, etc.
Sistema mente-corpo
O nosso corpo e a nossa mente estão ligados por múltiplos sistemas, razão pela qual é frequentemente necessária uma abordagem multidisciplinar para tratar várias doenças. Uma melhor compreensão destas ligações melhora a saúde geral, tanto mental como física. A mente e o corpo não podem funcionar isoladamente um do outro. Negar esta relação é negar a possibilidade de se manter saudável.
Existem vários sistemas que cuidam deste precioso equilíbrio e que trabalham em conjunto para nos manter a funcionar. Por exemplo, os sistemas endócrino e nervoso são duas das fontes fundamentais de comunicação entre a mente e o corpo. Ambos os sistemas estão ligados na área do hipotálamo, que por sua vez está ligado ao sistema límbico e à área pré-frontal para regular as emoções e os seus processos.
O sistema digestivo é também um dos que apresenta uma forte ligação com a mente. Por exemplo, a serotonina é um neurotransmissor produzido no cérebro e na medula espinal, mas também no intestino, e influencia numerosos processos, incluindo o humor e a capacidade cognitiva.
Está demonstrado o poder das emoções para despoletar funções e processos corporais. O stress, o medo, a ansiedade, sendo respostas fisiológicas de luta ou fuga, podem ter um impacto negativo na nossa saúde se forem prolongados no tempo. Podem desencadear ou agravar condições físicas como a diabetes, a hipertensão, as dores de cabeça, as doenças intestinais, os distúrbios do sono, bem como afetar a nossa capacidade de cura.
Mesmo sem doença orgânica, o corpo pode responder ao stress provocando sintomas como dores de cabeça ou nas articulações, cansaço, memória fraca, tensão, suores, aumento da pressão arterial, úlceras ou problemas cardíacos.
É claro que tudo isto tem o seu lado positivo, pois tal como está provado que tudo o que causa stress, também existem endorfinas, serotonina, dopamina e oxitocina, as chamadas hormonas da felicidade, responsáveis por afetar positivamente o nosso corpo, dando-lhe energia, satisfação ou euforia. Uma forma de as obter naturalmente é através de certos alimentos e da atividade física. Quando conseguimos relaxar, o corpo também produz o que é necessário para trazer alívio físico e mental.
Por isso, é importante prestar atenção aos sinais do nosso corpo e cuidar da harmonia entre a mente (consciência) e o corpo (comportamentos).
A forma como percebemos e experimentamos o mundo pode, portanto, induzir o nosso organismo a dar respostas erradas a situações objectivas. O que o nosso organismo produz depende, em grande medida, do que pensamos e sentimos. Dependendo da forma como filtramos a realidade e percepcionamos as experiências.
Coaching e a relação mente-corpo
Os clientes vêm com a sua perceção das dificuldades e desafios que estão a enfrentar. A natureza dos seus problemas será sempre emocional. As pessoas não procuram ajuda se se sentem felizes e satisfeitas, mas porque sentem ansiedade, medo, insegurança ou stress sobre como lidar com o futuro.
Convidamo-lo a refletir sobre as causas destes sentimentos e emoções. Compreender-se a si próprio e a forma como está a viver as suas próprias circunstâncias na vida.
As experiências emocionais não têm de ser uma d
corpo mente