LOGIN

REGISTO
Buscador

Processo de aconselhamento personalizado

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Processo de aconselhamento personalizado


Quando a dieta e a modificação dos hábitos nutricionais não são suficientes para atingir os objectivos de um indivíduo, o coaching nutricional pode fornecer o apoio e a orientação de que este pode necessitar para atingir os seus objectivos. O coach nutricional está preparado para prestar um aconselhamento personalizado, permitindo ao cliente descobrir o que o limita, reforçar o que o motiva, ensiná-lo a gerir as emoções e estimular a autoestima e a autoconfiança.

Acções mais comuns seguidas no âmbito do aconselhamento nutricional personalizado.

Diário de comportamento: O diário comportamental é um documento que o coachee elabora com a orientação do coach, onde devem ser registadas informações sobre o comportamento alimentar e a atividade física. Este documento será revisto periodicamente nas sessões de coaching e consultado na procura de respostas para situações que surjam ao longo do processo.

No registo diário de comportamento devem ser registados, entre outros, os seguintes elementos

  • Refeições efectuadas ao longo do dia. As refeições efectuadas ao longo do dia devem ser anotadas, especificando cada um dos alimentos ingeridos, o modo de preparação e as quantidades.
  • A hora de cada uma das refeições e dos lanches. Deve ser registado o tempo despendido ao pequeno-almoço, ao almoço e ao jantar.

No diário de comportamento devem ser registados, entre outros, os seguintes elementos

  • O ambiente em que cada refeição ocorre também deve ser registado.
  • O local onde se realizam as refeições, a participação de outras pessoas, o tipo de comunicação estabelecida entre os comensais, a presença de música, televisão, jogos de vídeo ou outros agentes intervenientes devem ser especificados.
  • Deve ser registada a forma como se sentiu antes, durante e após cada refeição. Deve registar as vezes que sentiu fome durante o dia e como conseguiu controlar a fome.
  • Deve anotar todas as actividades que realiza durante o dia, descrevendo o tipo de atividade e o tempo despendido nas mesmas; deve incluir a forma como se deslocou para os locais (quantos metros andou, quantos andares subiu ou desceu, etc.) para avaliar o nível de atividade física e de repouso que teve ao longo do dia.

Para que serve o diário comportamental nos processos de coaching nutricional?

  • Para que o cliente possa auto-monitorizar a quantidade de alimentos que ingere. Isto é particularmente importante para as pessoas que estão a tentar perder peso, uma vez que a maioria delas minimiza a sua ingestão.
  • Permite identificar refeições desnecessárias associadas a determinados hábitos. Por exemplo, muitas pessoas chegam a casa do trabalho ou da escola e vão diretamente ao frigorífico beber uma cerveja, um refrigerante industrial ou um sumo.
  • A revisão do diário alimentar também ajuda a reconhecer a existência de ideias erradas ou falsas crenças sobre a alimentação, que podem atrapalhar o objetivo. Uma das ideias erradas mais comuns é a de que se pode comer tudo o que se quiser depois de um treino.
  • As provas de alimentação emocional também são registadas no diário. Por exemplo, peidar depois de comer o suficiente é mais provável que seja causado por dificuldades em gerir a ansiedade ou o stress.
  • A análise do registo permite ao treinador e ao coachee auto-avaliarem os seus comportamentos e manterem as suas motivações a curto, médio e longo prazo.

Identificação e diferenciação da fome emocional e fisiológica. Conseguir uma alimentação consciente, motivada por necessidades fisiológicas, é um pré-requisito para uma alimentação saudável. Para este efeito, durante a revisão do registo comportamental ou através dos diálogos teóricos estabelecidos entre o coach e o coachee, tentaremos reconhecer as manifestações da fome emocional e da fome fisiológica, para que o cliente aprenda a identificá-las.

Caraterísticas da fome emocional:

  • Surge subitamente e exige saciedade imediata.
  • É provocada por um estímulo emocional, como a ansiedade, a tristeza, o tédio.
  • A saciedade só é atingida após uma ingestão exagerada de alimentos.
  • Após a ingestão, surge o sentimento de culpa.

Caraterísticas da fome fisiológica:

  • Surge gradualmente e pode ser suportada sem gerar inquietação ou ansiedade.
  • É causada por uma necessidade fisiológica.
  • A saciedade é atingida após uma ingestão moderada de alimentos.
  • Não há sentimentos de culpa após a ingestão.

Depois de identificar a fome emocional, é necessário determinar as emoções que a desencadeiam para as poder canalizar. Por exemplo, um indivíduo que está a sentir desconforto por achar que é mal pago no trabalho pode sentir raiva, frustração ou ansiedade que consegue acalmar momentaneamente comendo doces; quando consegue identificar a causa que provoca o comportamento, pode avaliar as suas alternativas (exigir um aumento, mudar de emprego, etc.) e assim deixar de sentir fome emocional.

Praticar exercícios de mindfulness. Para além de ter consciência de que come porque o seu corpo precisa e não por razões emocionais, o coaching nutricional recomenda a prática de exercícios de mindfulness para tornar a alimentação mais agradável.

O mindfulness é uma prática que consiste em prestar uma atenção desapaixonada aos pensamentos, às emoções, às sensações corporais e ao ambiente circundante, sem julgar a sua adequação. Os exercícios de mindfulness aplicados ao coaching nutricional podem ajudar.

Comer devagar, um hábito que beneficia a nossa saúde pelas seguintes razões

  • Os alimentos são melhor triturados, favorecendo o processo digestivo.
  • Os sabores e os odores dos alimentos são melhor apreciados.
  • Favorece o aparecimento de sinais de saciedade.

A melhoria estética da apresentação dos alimentos e dos locais e acessórios utilizados para comer. Isto motiva as famílias a reunirem-se à volta da mesa para se divertirem num ambiente especial; propício ao reavivar de tradições e à introdução de novos costumes que encorajam hábitos saudáveis. Por exemplo, um dos hábitos saudáveis para qualquer tipo de dieta é servir em pequenos tabuleiros tudo o que cada comensal vai comer, em vez de servir recipientes com comida para que cada pessoa tire o que quiser. GESTÃO DE RECAiDAS:

  • Nos processos de coaching nutricional, as recaídas são tratadas como uma fase normal que ocorre durante o processo de mudança de comportamentos alimentares e que, na maioria dos casos, se deve à influência de hábitos alimentares inadequados subjacentes e de componentes psicológicos que afectam o comportamento.
  • Considera-se também que nem todas são condicionadas por erros cometidos no seguimento de determinadas dietas, ou planos concebidos para conseguir um comportamento alimentar saudável.
  • As recaídas nos processos de coaching nutricional provocam desânimo no cliente, afectando a motivação e a consecução dos objectivos. Para ultrapassar estas etapas, o conselho e o acompanhamento do coach são essenciais; o coach deve, em primeiro lugar, apagar da mente do cliente a ideia de perda ou de fracasso e substituí-la por uma oportunidade de aprendizagem e de superação.
  • Os efeitos causados pelas recaídas serão menores quanto mais cedo os sintomas que as acompanham (apatia, pessimismo, etc.) forem descobertos e tratados adequadamente pelo coach. São muitas as acções que o treinador pode realizar para descobrir os estímulos associados às recaídas e para aumentar a motivação. O estudo conjunto do diário comportamental pode ajudar, a curto prazo, a descobrir os estímulos motivacionais, bem como as acções ou os sentimentos que podem travar a motivação.

LITERACIA NUTRICIONAL: Para o sucesso d


consultoria

Publicações Recentes de coaching nutricional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?