Transcrição Não ficar na zona de conforto
Durante este guia vamos falar sobre a zona de conforto e como sair dela se quisermos progredir nos nossos projectos pessoais e profissionais. Dentro da nossa zona de conforto não podemos encontrar desenvolvimento ou evolução, no entanto muitas pessoas optam por ficar nessa zona porque a sensação é mais agradável do que se expor a situações que geram stress ou que simplesmente fogem do nosso quotidiano. Sair da zona de conforto é um processo complexo, que requer muita mentalização e resistência da nossa parte.
Aqui vamos ver algumas das noções básicas relacionadas com este tema, para que possa aprender a questionar se está no sítio certo para obter os resultados que pretende.
O que é a zona de conforto?
O termo "zona de conforto" é utilizado para descrever aquele espaço físico ou mental em que nos sentimos confortáveis quando estamos nele. Embora a zona de conforto esteja associada ao prazer e à tranquilidade, tem vários aspectos negativos, nomeadamente no que diz respeito ao desenvolvimento pessoal e profissional. A zona de conforto representa o espaço onde descansamos, e não onde progredimos ou satisfazemos as nossas aspirações, pelo que permanecer nela durante muito tempo vai estagnar o nosso desenvolvimento, fazendo-nos perder tempo por não querermos expor-nos a situações que nos desafiam e geram em nós emoções fortes.
A zona de conforto pode ser útil se estivermos há muito tempo a lidar com situações fortes ou stressantes, mas ficar nela durante muito tempo pode ser muito prejudicial. Tendo isto em mente, é importante estar ciente dos aspectos negativos de permanecer na zona de conforto durante muito tempo.
Aspectos negativos da permanência na zona de conforto
Entre os aspectos negativos mais notáveis da permanência na zona de conforto durante demasiado tempo contam-se
- O desenvolvimento de uma atitude conformista: ficar na zona de conforto faz-nos desenvolver uma atitude conformista, pelo que desistimos das nossas aspirações de auto-aperfeiçoamento e habituamo-nos a ficar num espaço onde nos sentimos mais à vontade. Isto é especialmente negativo se tiver projectos e objectivos na sua vida que ainda não alcançou.
- Perda de motivação: Ficar na nossa zona de conforto faz com que fiquemos progressivamente desmotivados. A motivação é um sentimento muito poderoso que nos dá energia para enfrentar os desafios e as situações difíceis que temos de enfrentar. A motivação surge sobretudo de um desejo ou de uma ânsia de ver um resultado que desejamos. É por isso que a zona de conforto, como espaço de prazer no final, gera o preconceito de nos sentirmos como se não quiséssemos mais nada, pelo que é normal que não encontremos qualquer razão para estarmos motivados.
Como posso saber se estou numa zona de conforto?
Saber se estamos na nossa zona de conforto é um processo relativamente simples, mas requer um processo de auto-crítica da nossa parte. Para tal, devemos analisar se estamos ou não a lidar com situações que nos desafiam diariamente, ou se, por outro lado, os processos que realizamos diariamente não geram entusiasmo ou não respondem a resultados relacionados com a nossa evolução e desenvolvimento pessoal ou profissional.
A zona de conforto não corresponde à procura de resultados, mas sim a um espaço de relaxamento e descanso. Se a resposta a esta pergunta é que está preso no mesmo sítio, é muito provável que esteja numa zona de conforto.
zona conforto