logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Plano de actividades tradicional

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Plano de actividades tradicional


Se, a dada altura, necessitar de financiamento, investimento ou empréstimo, precisará de um plano de negócios mais aprofundado ou tradicional. Não é imperativo seguir um plano de negócios específico, em vez disso, pode dividir o plano em partes para melhor se adequar às particularidades do seu negócio.

Em geral, os planos de negócios tradicionais são os mais comuns, que utilizam uma estrutura predefinida e estão divididos em secções. Normalmente, necessitam de mais trabalho e são mais extensos.

Secções do plano de negócios tradicional

O plano de negócios tradicional utiliza algumas das seguintes caraterísticas como um esboço:

Resumo: Esta é uma secção que se encontra mais frequentemente no plano de negócios tradicional de uma empresa de maior dimensão. Dependendo da dimensão da sua empresa, deve certificar-se de que determinados pontos são claros para qualquer pessoa que queira saber mais sobre a sua empresa:

  • De que trata a sua empresa?
  • Qual é o seu objetivo?
  • Porque é que vai ser um sucesso?
  • O que é que faz?
  • Que serviços ou produtos oferece?

Detalhes financeiros sobre a empresa e o seu plano de crescimento previsto (no caso de necessitar de financiamento).

Descrição da empresa: Esta é a secção seguinte do plano de negócios tradicional, que geralmente segue o resumo. Esta secção é utilizada para fornecer informações mais pormenorizadas sobre a sua empresa. Aqui deve ser o mais específico possível sobre os objectivos da sua empresa e os problemas que resolve. Indique que tipo de superioridades tem em relação aos seus concorrentes:

  • Tem especialistas na sua equipa?
  • Organizou a sua empresa com uma equipa?
  • Encontrou um local adequado?

Efectue uma análise SWOT (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças).

A descrição da empresa é a secção em que descreve claramente todas as vantagens e pontos fortes da sua empresa. É onde descreve de forma clara e pormenorizada os aspectos que o definem. Esclarece questões vitais como o objetivo da empresa, a localização da sua empresa, se é física ou digital, e o que faz com que a sua empresa se destaque da concorrência.

É necessário garantir que a linguagem utilizada neste documento é simples e clara, para que qualquer tipo de leitor o possa compreender. Não se concentre tanto na extensão desta secção, quer se trate de alguns parágrafos ou de várias páginas, o importante é que qualquer pessoa que a leia possa ter uma compreensão profunda da sua empresa e da sua missão.

Para facilitar a compreensão, vamos dividir a descrição em várias partes.

Breve história da empresa: Começa por indicar a denominação legal da sua empresa, tal como está registada. Em seguida, pode descrever mais pormenorizadamente a história da sua empresa, para que o leitor saiba como teve a ideia de criar a empresa e os antecedentes de como começou. Pode utilizar estas perguntas como guia para preencher esta parte:

  • Quando é que começou o negócio?
  • Qual foi a sua inspiração para iniciar a atividade?
  • Que obstáculos enfrentou para iniciar a atividade?

Localização: Nesta parte, vai delinear e descrever onde vai estacionar a sua empresa. Será no espaço digital, com um sítio Web ou num local físico. Deve também indicar claramente por que razão decidiu escolher uma localização específica.

Objectivos: Os seus objectivos empresariais compreendem as metas a curto, médio e longo prazo do seu plano empresarial. Inclua respostas a perguntas como:

  • Para onde pensa que vai o seu negócio?
  • Qual é o futuro da sua empresa?

Nesta secção, deve também discriminar os passos a dar para atingir os seus objectivos. Estes objectivos são quantificáveis através de dados concretos, como as vendas ao longo de um período de tempo ou o grau de satisfação dos clientes.

Por exemplo, pode especificar que, para atingir um dos seus objectivos, espera duplicar o fluxo de clientes no próximo ano. Ou que pretende aumentar as vendas em 40% nos próximos 6 meses.

Visão e missão: Nesta secção, descreverá a principal razão para criar a sua empresa, os seus valores e princípios orientadores. Não se deve alongar muito nesta secção da descrição, tente ser o mais conciso possível, em 30 palavras ou menos.

Ambiente empresarial, pontos fortes e recursos: Inclua informações sobre o ambiente geral da sua empresa, o que a torna estável e proeminente no mercado e os aspectos que a manterão viável ao longo do tempo.

Deve também esclarecer se vai trabalhar sozinho ou com parceiros profissionais. Se tem pessoal especializado, a sua experiência é tida em conta como um dos possíveis pontos fortes da sua empresa.

De seguida, discute-se a estrutura da empresa. Vai organizar a sua empresa como sociedade unipessoal, com vários sócios ou outro tipo de organização? Explique claramente por que razão o tipo de organização que escolheu é mais adequado para a sua empresa do que outros.

Não se esqueça de que muitos credores e instituições financeiras não concedem empréstimos a empresas com menos de 2 anos, pelo que deve mencionar na sua descrição se a sua empresa é nova ou está estabelecida.

Descrição do sector

Na descrição do sector, deve começar com uma explicação breve e simples do sector em que se insere a sua empresa. Descreva em pormenor a situação atual do sector, as suas possíveis perspectivas futuras e o seu potencial.

Fazer projecções sobre a possível fragilidade e as mudanças esperadas no futuro do sector, tanto para o pior como para o melhor. E como irá agir em relação a estas potenciais mudanças e tirar partido delas.

Estudos de mercado

A seguir, aconselho-o a incluir os estudos de mercado que já deve ter feito para construir o seu negócio. Qualquer pessoa que queira investir na sua empresa precisa de conhecer em profundidade as perspectivas do seu segmento de mercado.

Uma análise detalhada da concorrência ajudá-lo-á a demonstrar claramente o que os outros empreendimentos estão a fazer no seu canto do mercado global e quais são os seus pontos fortes. Tenha em consideração as tendências do mercado e a forma como são adoptadas com êxito pela concorrência:

  • O que é que eles estão a fazer que funciona para eles?
  • A sua empresa pode fazê-lo melhor?

Gestão e organização

A estrutura básica da sua empresa e quem a vai dirigir devem ser claros para quem lê o seu plano de negócios. Indique se já dispõe de um quadro jurídico para a sua empresa, se tenciona criá-lo e como o fará. Tudo isto depende do país onde vive, uma vez que as leis sobre a criação de empresas diferem muito.

Normalmente, no processo de elaboração de um plano de negócios tradicional para grandes empresas, é utilizado o organigrama para esta etapa. Este define claramente a hierarquia das posições na empresa.

Se, numa primeira fase, só o candidato estiver no topo, é aconselhável demonstrar as suas competências. Pode incluir o seu CV, para demonstrar a sua experiência e dar ao leitor mais confiança na sua liderança. Inclua também as competências de outros membros experientes do pessoal que trabalham consigo ou de treinadores e mentores que o estão a apoiar no processo.

Serviços ou produtos

Esclareça agora os serviços ou produtos que tenciona comercializar. Defina se está a planear a propriedade intelectual, que pode incluir direitos de autor ou pedidos de patente, se os tiver.

Caso esteja também a desenvolver e a investigar os seus produtos ou serviços, inclua também este aspeto na descrição. Inclua também quaisquer questões relativas a projecções financeiras.

Marketing e vendas

Indique em pormenor as suas estratégias de marketing e de vendas. Há muitas formas de abordar as suas estratégias de marketing, por isso certifique-se de que a sua tem espaço para adaptação e inovação.

O objetivo desta parte é descrever claramente os métodos que utilizará para atrair clientes e como os manterá fiéis. Deve delinear os passos que serão dados para efetuar uma venda.

Financiamento

Esta secção deve ser utilizada no caso de ser necessário um financiamento ou um empréstimo. Dev


tradicional

Transcrição Plano de actividades tradicional



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?