logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

A roda da vida

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição A roda da vida


Outra ferramenta que pode utilizar na sua atividade de coaching profissional é a roda da vida. Trata-se de uma técnica de coaching para avaliar, de forma gráfica, o grau de satisfação de um grupo de arestas da vida, bem como o equilíbrio que existe entre todas elas. Também se pode traduzir esta técnica para a roda corporativa que engloba mais aspectos da vida empresarial.

Embora não se deva esquecer que as pessoas não são apenas o seu trabalho, quando se está a treinar alguém, deve-se ter em consideração todos os aspectos da sua vida, incluindo o trabalho. A ideia é ver a pessoa como um todo. Na Internet, pode procurar representações da roda da vida que podem ser utilizadas, existindo muitas variações.

Caraterísticas da roda da vida

O modelo que vou utilizar para esta aula é o que contém os seguintes aspectos:

  • Finanças
  • Carreira
  • Crescimento pessoal
  • Saúde
  • Contribuição
  • Ambiente
  • Relacionamentos

Estes elementos constituirão a roda e serão os principais indicadores da vida da pessoa. Isto mostrar-lhe-á visualmente o grau de satisfação de um determinado indivíduo com estes aspectos para discernir se existe um desequilíbrio. Com esta visualização, será mais fácil para si saber quais as partes da sua vida que precisa de trabalhar mais, de modo a equilibrar a roda.

Finanças

Vai começar pelas finanças e classificá-las numa escala de 1 a 10, em que 1 significa que está muito insatisfeito com as suas finanças e 10 que está muito satisfeito. Depois, vai atribuir-lhe um número que se aproxime o suficiente da sua auto-perceção deste aspeto.

É preciso ter cuidado ao avaliar as finanças, pois é preciso ser realista na sua perspetiva. Não se deve comparar com pessoas como Elon Musk ou Jeff Bezos, pois nunca ficará satisfeito com as suas finanças. Tente usar a si próprio como ponto de partida para definir as suas expectativas financeiras.

Carreira

Para avaliar este aspeto, deve perguntar a si próprio

  • Até que ponto estou satisfeito com a minha carreira?
  • Há espaço para crescer na minha carreira?
  • Qual é o potencial da minha carreira?

Ao responder a estas perguntas, classificará novamente este aspeto de 1 a 10. Não é necessário, para esta classificação, que tenha uma carreira considerada de alto nível, basta ter em conta o quanto está satisfeito com a carreira que escolheu, independentemente do tipo de carreira.

Crescimento pessoal

Avalie-se a si próprio em termos de crescimento pessoal. Quem está a frequentar este curso pode classificar-se com a pontuação mais elevada, uma vez que está ativamente a tentar melhorar e crescer. Deve perguntar a si próprio o que está a fazer para melhorar e aperfeiçoar-se.

Saúde

O próximo aspeto a avaliar é a saúde, tanto o seu estado de saúde atual como os cuidados que tem com ela. Deve ter em conta tanto a saúde física como a saúde mental.

Contributo

A contribuição é um elemento de importância vital na roda da vida. Sabe-se que, quando se contribui para o melhoramento dos outros, é menos provável que se sofra de depressão e infelicidade do que as pessoas que se concentram apenas em si próprias. Deve sempre tentar contribuir para outras pessoas e outros empreendimentos para além dos seus.

Ambiente

Acredite ou não, o entretenimento e a diversão permitem-lhe ter um melhor equilíbrio na sua vida. Não se pode concentrar toda a vida no trabalho e em coisas sérias. Para isso, o ambiente em que se desenvolve desempenha um papel fundamental. Isto inclui o local onde se vive, a família e os amigos.

Deve avaliar a qualidade do ambiente que o rodeia. Se sentires que o ambiente que te rodeia não é tão bom como poderia ser, deves tomar medidas para o mudar.

Relacionamentos

Avalie também todas as relações que tem, familiares, de amizade, de trabalho e de relacionamento. Selecione as que mais o satisfazem e as que podem ser melhoradas. Classifique-os numa escala de 1 a 10.

Interpretar a roda da vida

r Depois de ter classificado todos os aspectos da roda da vida, transfere-os para o diagrama que desenhou, onde dividiu cada aspeto em 10 espaços, do centro para fora. Em função da pontuação que atribuiu a cada elemento, colorirá o mesmo número de espaços a partir do centro. Desta forma, terá a forma de uma roda.

Imagina o diagrama como a roda traseira de uma bicicleta, que não poderás utilizar se estiver desequilibrada. O que se pretende é equilibrar todos os espaços para que a roda funcione e a bicicleta possa andar.

Há muitas pessoas que vos dirão que detestam o seu trabalho, mas que se saem muito bem na sua vida pessoal ou vice-versa. Desta forma, a roda nunca se equilibrará e


roda viva

Transcrição A roda da vida



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?