Transcrição O que é o passivo?
Há um ditado popular que diz que o dinheiro chama dinheiro. É preciso investir dinheiro para ganhar dinheiro. Os passivos são importantes para o crescimento de uma empresa, uma vez que financiam a sua atividade, basta controlá-los para que não se tornem um problema para o seu negócio.
Enquanto o ativo nos diz o que acontece ao nosso capital, o passivo mostra-nos a origem desses recursos. A razão pela qual o passivo é contraído diz-nos se a empresa está a atravessar um bom ou um mau momento.
O passivo é o que é devido, as obrigações contraídas pela empresa no decurso das suas operações financeiras e pagas ao longo do tempo através de transferências, quer em dinheiro, bens ou serviços. Resulta de uma perda, de uma despesa ou de uma obrigação financeira.
Para que servem os passivos?
Os passivos são importantes porque:
- Informam-nos sobre a saúde financeira da empresa (juntamente com os activos).
- Informa-nos sobre o passivo que adquirimos, os compromissos de dinheiro, serviços ou outras obrigações.
- Financiam e gerem os activos da sua empresa.
- Fornece informações sobre as suas fontes externas de financiamento.
- Torna as transacções entre empresas mais fáceis e mais eficientes.
- Evitar os incumprimentos através da gestão dos tipos de passivo.
Como calcular o passivo?
A tríade ativo, passivo e capital próprio constitui o balanço da sua empresa. Estas contas estão inter-relacionadas e devem ser equilibradas. A sua fórmula varia em função do que se pretende calcular:
- Capital próprio= ativo - passivo
- Ativo= passivo + capital próprio
- E o passivo= ativo - capital próprio
Tipos de passivo
O passivo divide-se em passivo fixo (ou não corrente) e passivo corrente. São separados de acordo com o seu horizonte temporal, ou seja, o tempo que será necessário para reembolsar a dívida.
Passivosfixos: são considerados os passivos a pagar a longo prazo, um ano ou mais. Por exemplo, empréstimos a longo prazo, uma hipoteca integral, despesas acumuladas que não foram pagas a tempo, dívidas a longo prazo a outras empresas, impostos diferidos, dívidas a longo prazo a fornecedores, etc.
Espera-se que a empresa seja capaz de pagar as suas dívidas e obrigações a longo prazo com transacções financeiras ou lucros futuros.
Passivo corrente: são considerados os passivos a pagar a curto prazo, em menos de um ano. Impostos, despesas com serviços públicos, contratos com fornecedores a curto prazo, bens a crédito e outras contas a pagar a c
responsabilidades