Transcrição Relações interpessoais
O cenário de trabalho ocupa cerca de um terço do dia de um trabalhador. Se tivermos em conta as nossas horas de vigília, o trabalho representa uma percentagem significativa do nosso dia de trabalho. Isto significa que, muitas vezes, passamos mais tempo com os colegas de trabalho do que com grande parte da nossa família, e não é de estranhar que surjam grandes amizades no seio da empresa. O papel que as relações interpessoais desempenham no desenvolvimento da nossa empresa é mais significativo do que muitas vezes se pensa, e é por isso que este é um dos aspectos que deve ter em conta para manter uma força de trabalho produtiva e entusiasta.
Neste guia, vamos abordar alguns conceitos básicos que giram em torno das relações interpessoais e do seu impacto na empresa.
O que são relações interpessoais?
As relações interpessoais, ou relações entre pessoas, são aquelas em que estão envolvidas pelo menos duas pessoas. São espontâneas e fazem parte das nossas caraterísticas enquanto seres sociais. O ser humano é comunicativo por natureza, sempre se desenvolveu em grupo e necessita de trocas interpessoais para o seu desenvolvimento pessoal e espiritual.
As relações interpessoais que se desenvolvem no local de trabalho são um dos fenómenos mais estudados pelas grandes empresas do mundo, devido à preocupação em criar ambientes saudáveis para que se desenvolvam espontaneamente sem afetar a execução do trabalho.
Benefícios das relações interpessoais
Os benefícios das relações interpessoais têm sido abordados por vários estudos internos efectuados por algumas empresas de referência. Foi encontrada uma certa relação proporcional entre o ambiente de trabalho e a produtividade, em que um ambiente mais sociável que permita aos trabalhadores socializarem-se de forma adequada aumenta o seu empenho e produtividade no trabalho.
As relações interpessoais na empresa conseguem criar laços afectivos e emocionais entre o trabalhador e a empresa, razão pela qual muitos trabalhadores recusam ofertas de salários mais elevados para permanecerem em empregos onde se sentem satisfeitos com os seus colegas de trabalho.
Assim sendo, criar um ambiente de trabalho onde os trabalhadores se possam expressar socialmente e criar laços com os colegas é uma boa estratégia para fomentar a produtividade e a lealdade à empresa. O maior desafio para os gestores de empresas, quando confrontados com a criação deste cenário, reside em equilibrar o tempo para os seus trabalhadores socializarem sem deixarem o seu trabalho.
Desafios ao nível das relações interpessoais
Como já foi referido, o desenvolvimento de um ambiente propício ao intercâmbio e à socialização entre os trabalhadores apresenta desafios assinaláveis. O primeiro desafio começa por tornar possível que os trabalhadores se relacionem entre si sem afetar o trabalho. Este é um ponto em que é difícil fazer uma recomendação geral, uma vez que as relações que podem surgir numa empresa como um bar ou um restaurante não são as mesmas que se podem desenvolver numa agência de táxis, onde os trabalhadores são taxistas e conduzem longas horas do dia na companhia de clientes aleatórios, tendo muito pouco tempo para trocar impressões com o resto do pessoal da empresa.
Consoante o tipo de empresa que se pretende criar, será necessário gerir estratégias que se ajustem ao tipo de emprego e ao tempo disponível.
Os jantares de empresa, as actividades e as festividades podem ser recursos úteis para qualquer empresa, mas, mais uma vez, esta é uma tarefa que requer a criatividade dos gestores para fazer com que os seus empregados interajam entre si.
relacoes interpessoais