logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Formas de promover a sua empresa

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Formas de promover a sua empresa


Há muitas formas de promover a sua empresa. A pergunta que devemos fazer a nós próprios é: quem beneficia mais? Temos de estar conscientes do valor do nosso produto/serviço. Se sabe quem é e a importância da solução que oferece, só precisa de se dar a conhecer.

A promoção é um dos 4 pilares fundamentais do marketing mix (público, produto, ponto de venda e promoção). Inclui qualquer estratégia e técnica que seja implementada para estimular a experimentação ou a compra de um produto/serviço. É utilizada para despertar o desejo do consumidor por esse produto e é conseguida através de incentivos de todos os tipos. O seu plano de marketing deve incluir uma estratégia de promoção, incluindo um orçamento para esta atividade. Tenha em atenção a relação custo-benefício, para que as acções não resultem em prejuízos.

Elementos da estratégia de promoção

Na promoção, o efeito sobre a decisão de compra é geralmente imediato e, por conseguinte, aumenta as vendas. O custo não é tão elevado como na publicidade.

No entanto, uma vez planeadas as acções promocionais, é mais eficaz anunciá-las através de uma campanha publicitária que informe e motive os consumidores a participar.

Elementos a ter em conta na sua estratégia de promoção:

  • Objectivos da promoção. Trata-se do que se pretende alcançar (lembre-se de que devem ser específicos, mensuráveis, realizáveis, pertinentes e limitados no tempo). Alguns exemplos podem ser: reduzir as existências, lançar um novo produto, aumentar a procura, diferenciar-se da concorrência, afastar os clientes da concorrência, fidelizar os clientes ou adquirir novos clientes.
  • Público-alvo. Note-se que as actividades promocionais podem ser dirigidas não só ao chamado cliente final, mas também a outras empresas (B2B), membros do seu próprio pessoal, canais de distribuição, equipas de vendas.
  • Tipo de promoção. Quer se trate de uma marca reconhecida ou de uma marca que tem de lutar por uma posição no mercado, deve decidir se as acções serão de preço, de quantidade ou de lançamento, ou uma combinação destas.
  • Regras da promoção. A base de participação deve ser claramente descrita para evitar mal-entendidos e corresponder às expectativas dos consumidores.
  • Duração. As vantagens são oferecidas por um período de tempo limitado. A duração deve ser fixada de forma a beneficiar tanto o consumidor como a empresa, tendo em conta a duração de cada fase da ação que realiza.
  • Momento de lançamento. Aguarde o momento certo para garantir a eficácia das acções. Por exemplo, uma data significativa para os consumidores, que já esperam este tipo de ação (Natal, aniversários, dias comemorativos, Dia dos Namorados, etc.).
  • Logística. Garantir que todo o processo flui, a promoção deve ser efectiva em todos os pontos de venda.
  • Comunicação. Deve ser anunciada com bastante antecedência e de forma clara.
  • Orçamentação. Atribuir o orçamento e os recursos necessários para cada ação.
  • Medir os resultados: Como obter resultados fiáveis? Pense antecipadamente nas ferramentas que lhe permitirão medir a eficácia da campanha.

Mix de promoção

O leque de promoção inclui a publicidade, a promoção de vendas, as relações públicas, a venda pessoal, o marketing direto e os eventos. Cada uma tem as suas próprias técnicas e ferramentas.

Publicidade: As campanhas dirigidas a um grupo-alvo específico são realizadas com o objetivo de informar, convencer e sensibilizar para determinados aspectos da marca ou do produto/serviço.

Exemplos: entre os meios de comunicação mais utilizados estão a rádio, a televisão, os jornais, as revistas e, claro, a Internet.

Promoção de vendas: Trata-se da promoção comercial do produto/serviço num ponto de venda. Inclui qualquer incentivo que se possa oferecer para aumentar a procura, aumentar a afluência ou melhorar a relação com os consumidores. Quer seja para o cliente final ou para intermediários. Também conhecido como merchandising.

Exemplos: oferecer artigos com o logótipo da empresa, fazer packs promocionais, dar amostras, oferecer degustações, exposições.

Relações públicas: Cria e mantém a boa imagem do seu produto/serviço tanto a nível externo (público em geral) como interno (pessoal da empresa). Tem um grande impacto na comunidade se for feito corretamente.

Exemplos: donativos a organizações sem fins lucrativos, participação e apoio a eventos culturais ou patrocínio de uma equipa desportiva.

Venda pessoal: O contacto direto entre o vendedor e o cliente, ou seja, ir de porta em porta, como se costuma dizer. Inclui todo o processo, desde conhecer o potencial cliente, apresentar o produto, efetuar a venda e fazer o acompanhamento. Uma boa opção é juntar-se a grupos e comunidades que possam estar interessados no seu produto/serviço.

Exemplos: oferecer pacotes de incentivos, distribuir amostras, realizar reuniões de vendas, feiras comerciais.

Marketing direto: É estabelecido um canal direto entre a empresa e o cliente. Utilizar os meios mais familiares ao consumidor para lhe fazer chegar o produto/serviço de forma direta e personalizada, adaptando-se assim às suas necessidades. É também uma forma de estabelecer um primeiro contacto com empresas que possam estar interessadas nos seus produtos (B2B).

A chave é manter os materiais simples, com imagens, cores e letras que chamem a atenção e construir a sua própria lista de contactos. Quanto mais específica for a mensagem, melhor será o resultado.

Exemplos: correio eletrónico, Internet, correio postal, compras em linha.

Eventos: Esta é uma forma muito eficaz de aumentar a consciencialização e criar uma experiência memorável para o cliente. Cria-se um ambiente onde as pessoas podem ver em primeira mão, ou experimentar, o produto/serviço.

Pode participar, organizar ou patrocinar o evento. Pode utilizar a rede de contactos para envolver outras empresas relacionadas com a sua empresa e transformá-lo num evento em que se possam ajudar mutuamente e acrescentar valor à campanha promocional, referindo clientes para trás e para a frente.

A sua marca deve estar sempre bem posicionada e visível e deve ter materiais de apoio, como folhetos e brochuras, à mão para distribuir a todos os que a visitam.

Exemplos: um dia da empresa, feiras comerciais, exposições de arte, eventos desportivos.

Técnicas de promoção

A promoção pode ser efectuada em linha ou fora de linha, ou uma combinação de ambas. Pode incentivar a compra através de acções relacionadas com o preço, brindes, demonstrações, cupões, novidades e experiências. Não importa se utiliza métodos tradicionais ou digitais, apenas que sejam originais, chamem a atenção e, claro, atraiam o público que pretende.

Algumas técnicas promocionais: Marketing de referência: ajuda muito a fazer crescer o negócio. Se o cliente trouxer um cliente, recompensa-o de alguma forma, seja com dinheiro ou com um produto/serviço gratuito. O principal é ser criativo e cativante.

Promoções económicas: Incluem qualquer recompensa económica associada ao produto/serviço. As possibilidades são infinitas, incluindo todos os tipos de descontos e cupões:

  • Saldos.
  • Dois produtos pelo preço de um.
  • Descontos por quantidade (se comprar tanto, damos-lhe tanto de graça).
  • Envio gratuito.
  • Produto grátis e só o envio é cobrado.
  • Vales de desconto ou de oferta.
  • Combinações de produtos.

Programas de fidelização: Recompense os seus clientes fiéis que regressam vezes sem conta ou que compraram vários produtos ou pacotes de serviços. Pode dar produtos com os seus logótipos e oferecer-lhes como recompensa algo útil e relacionado com a mesma atividade. Um serviço gratuito. A entrega de mais produtos pelo mesmo preço. A oportunidade de experimentar um produto primeiro. Pode ser uma garantia alargada. Também pode procurar alianças com outras empresas relacionadas para criar programas de fidelização para acumular pontos, por exemplo, um hotel com restaurantes, aluguer de automóveis, companhias aéreas.

Promoções nas redes sociais: Esta é uma forma eficaz de criar interações nas nossas redes e atrair a atenção. Pode organizar sorteios e concursos.

Exemplo: acumular pontos por determinadas interações ou menções e trocá-los por todo o tipo de benefícios (limitados no tempo).

Em conclusão, a promoção é a exposição. Existem muitas tácticas de promoção, mas o mais importante é estabelecer uma ligação com o desejo do potencial cliente, para lhe apresentar o produto/serviço de uma forma memorável e emocional.

É preciso absorver a ideia de que se está a ajudar o cliente e a venda far-se-á por si só. A promoção tem infinitas possibilidades, pelo que é necessário seguir uma estratégia clara e ser original para atrair a atenção.


promover negocio

Transcrição Formas de promover a sua empresa



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?