Transcrição Ferramentas de posicionamento em linha
A SEO é a sua posição nos motores de busca e nas redes sociais. Se quiser ter alguma hipótese de atrair potenciais clientes, tem de se tornar visível e fácil de encontrar.
Já procurou a sua empresa no Google? De acordo com as palavras-chave que o identificam, qual é a sua posição e está entre os primeiros resultados? Se não o fez, convido-o a fazê-lo. No entanto, se for utilizador do Google, certifique-se de que utiliza o modo de navegação anónima para obter um resultado exato, caso contrário o Google adaptará o resultado tendo em conta o seu histórico, localização e informações pessoais.
Para obter informações mais completas sobre a sua classificação, pode utilizar uma das muitas ferramentas de SEO disponíveis online (gratuitas e pagas). Alguns exemplos são: Semrush, SERP Checker, Serplab e várias opções do próprio Google.
Importância das palavras-chave
O objetivo dos motores de busca é ajudar os utilizadores a encontrar uma solução, uma resposta à sua consulta que seja relevante, de qualidade e oportuna. É por isso que melhoram continuamente os seus algoritmos para apresentar resultados cada vez mais consistentes.
Por exemplo, atualmente, o Google dá prioridade a conteúdos de qualidade e à intenção de pesquisa. Avalia a autoridade e a relevância da página em relação aos termos ou palavras-chave (keywords) utilizados pelo utilizador na sua pesquisa.
Uma gestão correta das palavras-chave garante uma boa parte do sucesso. As palavras-chave devem descrever realmente o conteúdo da nossa página, prever o maior número possível de variantes e incluir todos os termos relacionados, mesmo que não os contenham. É um processo que leva tempo, onde a seleção é refinada e ajustada para que seja compreendida pelo motor de busca.
É um processo em que participamos continuamente como utilizadores. Tudo o que temos de fazer é pesquisar um tópico que nos interessa no Google e ver os resultados. O próprio motor de busca mostra-nos as palavras ou frases mais utilizadas na Internet. Muitas vezes não usamos o termo que o descreve ou não usamos palavras de todo, mas completamos frases e perguntas numa linguagem cada vez mais natural e, mesmo assim, o resultado é surpreendente. É tão banal que não paramos para apreciar todo o trabalho que está por detrás dele (tanto do sistema como dos criadores de conteúdos), nem a sua rápida evolução.
As alterações mais recentes têm a ver com a melhoria da experiência do utilizador, tornando-a mais personalizada, se possível. Antes, o objetivo era que o seu site estivesse entre as primeiras páginas, agora incluem featured snippets em vez de apenas um link para a página, e incorporam diferentes formatos: fotos, vídeos, infográficos, e-books.
Posicionamento orgânico e posicionamento pago
Há duas formas de posicionar a nossa atividade neste universo de informação que é a Internet: de forma orgânica ou paga. Quer seja nos motores de busca ou nas redes sociais, o objetivo é aumentar o reconhecimento da sua marca e o número de potenciais clientes. Isto consegue-se gerando tráfego e atraindo o maior número possível de leads.
No método orgânico, cria o seu conteúdo diretamente no seu sítio Web ou nos seus diferentes meios de comunicação. Ao publicar de forma consistente e constante conteúdos com um elevado grau de valor acrescentado, consegue que as pessoas se familiarizem consigo e criem uma relação. No caso das redes, se gostarem do seu conteúdo, interagem até começarem a segui-lo e, a partir daí, a visibilidade dependerá do algoritmo que o sítio oferece. No caso do motor de busca, pela relevância e autoridade das suas páginas.
No método pago, seja por anúncios ou campanhas, o resultado costuma ser mais imediato. O seu ponto forte é a segmentação, que lhe permite ser muito específico quanto ao público que pretende atingir. Pode escolher os critérios e será promovido pelo preço que pagar e durante um determinado período de tempo.
A vantagem do posicionamento orgânico em relação ao posicionamento pago é a confiança dos utilizadores neste sistema; mas a desvantagem é que se trata de uma estratégia para atrair utilizadores a médio e longo prazo. Escusado será dizer que pode combiná-los de forma inteligente, de acordo com a estratégia de marketing que tem em mente.
Como melhorar o seu posicionamento em linha?
Estes métodos de posicionamento ajudam-no a criar a sua estratégia, a gerir as palavras-chave, a reforçar a interação social e, de um modo geral, a otimizar as suas páginas.
Otimização para motores de busca (SEO)
Trata-se de um conjunto de técnicas que pode utilizar para otimizar as suas páginas e classificá-las organicamente nos motores de busca. Quanto mais bem implementada for, mais elevada será a sua posição nos resultados de pesquisa, mais pessoas o encontrarão e mais tráfego será direcionado para os seus sítios, aumentando a probabilidade de os converter em clientes para a sua empresa.
É um longo processo de mudança contínua para acompanhar o algoritmo. É necessário avaliar e repensar constantemente a sua estratégia, aprendendo rapidamente com os erros.
Vantagens da SEO:
- Posicionamento da marca a longo prazo através da melhoria da visibilidade.
- Aumento das visitas, uma vez que são mais confiáveis para o público do que os anúncios pagos.
- Aumento das vendas, uma vez que se baseia numa pesquisa exaustiva de palavras-chave, os consumidores têm mais probabilidades de encontrar o que procuram.
- Melhoria do desempenho e da usabilidade do site, tendo em conta factores como a compressão do tamanho das imagens, a navegação e a velocidade de carregamento, entre muitos outros.
Marketing nos motores de busca (SEM)
Baseia-se na divulgação da sua empresa ou marca através de anúncios pagos nos motores de busca, os seus resultados são muito rápidos. Dirigem o tráfego por atração de diferentes canais para o seu site através de campanhas publicitárias, conhecidas como PPC (pay per click). A sua principal vantagem é o nível de segmentação que se pode obter. Existe uma grande variedade de campanhas SEM disponíveis: pesquisa, compras, remarketing, vídeo, etc.
Entre as ferramentas mais utilizadas para criar campanhas eficazes estão o Google Adwords e o Bing Ads.
Vantagens do SEM:
- Melhor posicionamento (temporário) em comparação com os resultados da pesquisa orgânica.
- Oferece um alcance maior do que o SEO e um grande número de acções disponíveis.
- As campanhas PPC (pagamento por clique) podem ser criadas e lançadas num espaço de tempo muito curto, o que resulta num aumento das visitas ao seu sítio. Além disso, no decurso da campanha, podem ser corrigidos quaisquer problemas que não funcionem.
- É possível monitorizar e medir a publicidade numa base constante e a informação sobre o desempenho da campanha é muito detalhada.
- O orçamento que atribuímos é da nossa responsabilidade, embora a posição que ocupamos temporariamente dependa do montante oferecido.
Tanto para SEO como para SEM, os próprios motores de busca (Google, Yahoo, Bing e outros) oferecem-nos as opções de que necessitamos. Quer para otimizar o conteúdo, quer para nos publicar nos seus meios de comunicação. Existem ferramentas (gratuitas e pagas) como o Google analytics, o Google Search Consol, o Google my business, o Google keywords planner, o mobile friendly List, o B review link generator, o Semrush.
Oferecem-nos inúmeras opções para gerir palavras-chave e termos, analisar o nosso posicionamento em relação à concorrência, acompanhar as tendências, medir as interações, acompanhar o tráfego, compilar estatísticas, melhorar a usabilidade do sítio, realizar campanhas publicitárias. Para acompanhar a sua estratégia em tempo real e tomar decisões.
Convidamo-lo a saber mais sobre estas ferramentas para que possa conhecer em profundidade todas as suas possibilidades.
É de salientar que, embora o Google seja de longe o motor de busca mais utilizado em todo o mundo (mais de 90% em todo o mundo e 60% nos EUA), o Bing e o Yahoo seguem-no em importância. Concentrámo-nos no Google e na forma como o seu algoritmo funciona, mas se quiser posicionar-se noutros motores de busca, deve familiarizar-se com o seu algoritmo. Assim que obtiver bons resultados no Google, pode expandir a sua classificação nos outros motores de busca. A vantagem é clara: menos concorrência. Poucas empresas fazem SEO para outros motores de busca e o seu funcionamento é diferente: por exemplo, o Google tem mais em conta a semântica e o contexto, enquanto o Bing mantém a utilização de palavras-chave exactas.
Otimização de redes sociais (SMO).
A ideia é utilizar um conjunto de técnicas que tornem as suas redes verdadeiramente sociais e aumentem a sua presença online. Inclui as plataformas de comunicação que todos conhecemos como redes sociais e todos os meios onde o utilizador gera conteúdo online, como fóruns, blogs, podcasts, entre outros:
- Facilita a partilha de links, documentos e conteúdos entre os utilizadores.
- Aumenta o número de seguidores.
- Direciona o tráfego para a página de vendas.
- Obter recomendações dos utilizadores.
Tal como acontece com os motores de busca, cada plataforma tem os seus próprios algoritmos e é necessário conhecê-los.
Marketing nas redes sociais (SMM)
Inclui todas as acções de marketing que fazemos na nossa empresa relacionadas com as redes sociais. Para fazer crescer o negócio, tanto em termos de vendas como de alcance.
O mais importante é o envolvimento dos utilizadores com a conta. O nível de interação, os links que são obtidos e divulgados, o feedback, em suma, o grau de participação da comunidade, tanto em qualidade como em quantidade. As empresas que não só atraem, mas também retêm, estão no topo da lista.
Entre as opções pagas existem várias ferramentas para campanhas que permitem segmentar o mercado e conseguir um maior alcance. Por exemplo, o Facebook Ads.
Dicas gerais para melhorar o seu posicionamento
O conteúdo deve ser optimizado, fornecer valor e utilizar vários formatos. Não utilize apenas texto simples, mas diversifique-o.
Pense no utilizador: o que é que ele procura? A sua intenção de pesquisa (o que quer encontrar). Desta forma, saberá o que publicar que seja relevante para o potencial cliente e quais as palavras-chave a atribuir. Não se esqueça de que as pessoas também pesquisam por voz e a linguagem tende a ser mais natural.
Crie índices com títulos de conteúdo que incluam as palavras-chave para fragmentar o conteúdo e torná-lo mais disponível para o público. Desta forma, o utilizador pode navegar pelo conteúdo à sua vontade.
Utilizar imagens e vídeos de alta qualidade que transmitam emoções positivas. Este tipo de conteúdo é muito atrativo.
Cuide das ligações internas e externas. Certifique-se de que todas as ligações estão actualizadas. Crie referências entre os textos, ligando os conteúdos. Faça alianças com outros sítios com temas semelhantes e troque ligações que os motores de busca reconheçam.
Certifique-se de que o seu sítio é acessível a todos. Utilize tecnologia legível, navegação por teclado, cores contrastantes, hierarquia de títulos e todos os outros elementos de design e usabilidade.
Otimizar as páginas para a tecnologia móvel: É muito importante cuidar da experiência do utilizador nestes dispositivos, uma vez que cada vez mais consumidores tomam as suas decisões de compra através deles. Aspectos como o design, a velocidade de carregamento, a usabilidade, a relação com as redes sociais ou a pesquisa por voz são cruciais para aumentar o tráfego.
Defina as possíveis perguntas e respostas que podem estar relacionadas com a pesquisa do consumidor. Isto permite-lhe ir diretamente para o tópico sem ter de seguir outra ligação ou abrir a publicação na sua totalidade. Atualmente, têm um posicionamento prioritário em relação ao resultado orgânico. Se quiser tirar partido desta oportunidade, inclua títulos com um formato de pergunta e resposta.
Cuide da sua comunidade, procure a interação, publique regularmente, recompense os utilizadores que participam. Tente fidelizar.
O desafio é fazer com que tudo isto funcione em conjunto e não restringir as suas possibilidades com poucas opções. Lembre-se que atrair tráfego é apenas uma parte do processo, cabe-lhe a si converter esses contactos em clientes.
Se necessário, contrate especialistas em SEO e gestores de comunidades para implementar estas ferramentas e desenvolver a sua estratégia. Não precisa de fazer tudo sozinho.
posicionamento em linha