Transcrição Organizações sem fins lucrativos
Embora este curso se destine principalmente a pessoas que querem ganhar dinheiro com os seus empreendimentos, penso que também é prudente que conheça as organizações sem fins lucrativos. Mesmo que o seu principal objetivo seja ganhar dinheiro, para se tornar um empresário eficaz e de mente aberta, deve ter uma compreensão abrangente de todos os tipos de estruturas empresariais.
A dada altura da sua vida empresarial, poderá querer envolver-se numa instituição de solidariedade social ou criar uma, fora da sua atividade principal. Para este efeito, poderá constituir uma organização sem fins lucrativos, que é uma entidade em que nenhuma parte dos lucros da organização é partilhada entre os seus membros, administradores e acionistas.
Se está a frequentar este curso, é provável que não pretenda fazer parte de uma organização deste tipo. Mas no caso de querer criar uma organização sem fins lucrativos para ajudar os menos afortunados, esta aula ajudá-lo-á.
Caraterísticas das organizações sem fins lucrativos
Muitos dos empresários mais bem sucedidos, depois de atingirem todos os seus objectivos através dos seus empreendimentos, procuram formas de iniciar as suas próprias organizações sem fins lucrativos. E se também conseguir alcançar este sucesso, pode querer começar uma também.
Uma organização sem fins lucrativos pode assumir a forma de sociedade anónima, sociedade unipessoal, sociedade de pessoas ou fundação, embora se distinga destas pelo facto de ter um único fundador.
Pode também ser transformada num condomínio ou num trust, com propriedade unificada dos bens comuns dos seus proprietários. As entidades sem fins lucrativos devem ser delimitadas desta forma desde o momento da sua criação e só podem prosseguir objectivos não lucrativos, uma vez que estão regulamentadas.
As organizações sem fins lucrativos podem incluir escolas públicas, igrejas, hospitais, organizações políticas, institutos de investigação, museus e mesmo algumas organizações governamentais. Consoante o país ou a localidade onde a organização é fundada, as leis e os estatutos podem isentá-las do pagamento de impostos e da contribuição para fundos de desemprego.
Além disso, em muitos países e localidades, os governos concedem isenções de responsabilidade civil às entidades sem fins lucrativos, enquanto noutros locais essas responsabilidades são apenas reduzidas.
Cada governo local também controla as isenções de candidatura e os requisitos de acreditação, bem como o licenciamento e a autorização destas organizações. A sua definição também varia consoante o local. Em alguns locais, podem ser definidas como uma entidade de caridade, uma sociedade desportiva ou uma associação profissional.
Se a organização sem fins lucrativos for gerida e administrada apenas para fins religiosos, caritativos, científicos, de segurança pública, educativos, de combate à violência contra crianças e animais ou de promoção dos desportos nacionais, estará completamente isenta de impostos.
Oitenta por cento das entidades sem fins lucrativos, embora não sejam obrigadas a fazê-lo, decidem constituir uma sociedade sem fins lucrativos. Este processo é quase idêntico ao da constituição de uma sociedade normal, com a exceção de que os seus proprietários também têm de requerer isenções fiscais junto das autoridades locais.
Passos para a constituição de uma organização sem fins lucrativos
Se alguma vez quiser homenagear um membro da família ou sentir-se apaixonado por uma causa específica, o que se segue dar-lhe-á uma ideia geral de como constituir a sua própria organização sem fins lucrativos para honrar e construir o seu legado como empresário.
Como verá, estes são os principais passos para criar uma organização sem fins lucrativos. No entanto, pode constatar que existem alguns passos adicionais a que deve estar atento. Desta forma, pode ficar com uma ideia geral de todas as bifurcações e requisitos legais para a criação de uma organização sem fins lucrativos.
Quando se pretende criar uma sociedade sem fins lucrativos, é necessário escolher um nome para a mesma, tal como acontece com uma sociedade normal. A denominação deve estar em conformidade com os regulamentos e e
organizacoes sem fins lucrativos