logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O que é o marketing nas empresas?

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O que é o marketing nas empresas?


Nenhum produto ou serviço se vende sozinho, não no início. As pessoas têm de os conhecer primeiro e depois convencê-las a comprá-los.

O marketing encarrega-se de todo o processo de chegar aos potenciais clientes e de lhes apresentar o produto ou serviço. É o que o fará destacar-se da concorrência. O sucesso ou o fracasso de uma empresa pode depender da forma como é gerida.

Todas as empresas, negócios ou companhias, independentemente do sector, se movem no domínio do marketing. Mesmo na nossa vida pessoal, tentamos sempre valorizar os nossos pontos fortes, para nos destacarmos dos outros, quer seja através dos nossos conhecimentos, da nossa imagem ou da nossa personalidade; queremos que certas pessoas reparem em nós e prefiram o que temos para oferecer. Como consegui-lo quando há tantas outras opções disponíveis? Uma pista é conhecer essas pessoas, quem são elas?

Saber quem é o seu público-alvo e compreender o processo de marketing e vendas são ferramentas fundamentais para o sucesso e a sua importância não deve ser subestimada.

Conceito de marketing

Existem muitas definições de marketing. Desde o seu aparecimento como disciplina (há mais de 100 anos), tem continuado a evoluir e o seu conceito tem-se alargado. Eis algumas definições:

  • Dicionário Oxford: "Conjunto de técnicas e estudos destinados a melhorar a comercialização de um produto".
  • Dicionário de Marketing: "Tipo de pesquisa de mercado que procura descobrir as causas e os efeitos do comportamento do consumidor".
  • Dicionário da American Marketing Association: "Função organizacional e conjunto de processos para criar, comunicar e fornecer valor aos clientes e gerir as relações com os clientes de forma a beneficiar a organização...".
  • P. Drucker: "O objetivo do marketing é conhecer e compreender o consumidor tão bem que o produto se adapte perfeitamente às suas necessidades".
  • Dictionary: "Marketing é a ação ou atividade de promoção e venda de produtos ou serviços, incluindo estudos de mercado e publicidade".

Em suma, trata-se de pensar na empresa em termos das necessidades e da satisfação dos clientes, de quem são e do que gostam, e de criar uma procura para esse produto ou serviço.

Chaves para uma boa gestão de marketing

O mundo está cheio de produtos e serviços que se vendem muito bem e que, muitas vezes, não são da melhor qualidade. Isto deve-se a uma série de factores. Pode ser a conveniência, a marca, a publicidade ou as campanhas de marketing.

O marketing, a publicidade e a gestão de vendas são direcionais, visando objectivos muito específicos, a essência. É preciso ser criativo e não se limitar ao banal ou às oportunidades mais óbvias.

Algumas das chaves são:

  • Segmentar o seu público-alvo.
  • Ter um orçamento definido.
  • Ter uma mente aberta.
  • Analisar o mercado.
  • Continuar a mudar e a crescer.
  • Adaptar-se e seguir as tendências.
  • Ter em conta a procura.
  • Aprender com o feedback.
  • Medir os resultados.

Subcategorias de marketing

O marketing é um processo que engloba a conceção do produto ou serviço, a atribuição do preço, a escolha do canal de distribuição para o fazer chegar ao cliente e, por fim, a sua promoção.

Entre as suas subcategorias mais conhecidas estão:

  • Branding.
  • Promoção.
  • Publicidade.
  • Relações públicas e redes.
  • Relações com os media.
  • Marketing viral.
  • Passagem de palavra popular.

Branding: A reputação é tudo. É por isso que a sua marca deve centrar-se na autenticidade e na transparência. É importante evitar incoerências porque o seu cliente pode facilmente obter e partilhar informações na Internet. O feedback e a resposta aos seus serviços e produtos são rápidos e podem ser obtidos em qualquer parte do mundo.

Um logótipo pode ser simples e representar perfeitamente quem é e o que oferece. Os logótipos e as cores são ferramentas poderosas para o reconhecimento da marca, independentemente da dimensão da empresa. Não são utilizados apenas em sítios Web e cartões de visita, mas também em acessórios e todo o tipo de mercadorias.

Mas a marca vai para além da cor e do logótipo. Vai para além dos produtos e serviços fornecidos. É o processo de desenvolver associações específicas: reacções positivas à sua empresa. Uma marca bem desenvolvida cria uma ligação emocional com os seus clientes. Trata-se de criar confiança e fazer com que as pessoas sintam.

Daí a importância de ter valores fundamentais claramente formalizados para a sua empresa, acrescentando-os ao seu plano de negócios e revendo-os regularmente para garantir que são respeitados. Através deles, chega-se às emoções que se pretende transferir para a imagem desde o início da empresa.

Cada vez mais, os clientes tomam as suas decisões de compra com base na forma como a marca os faz sentir e não apenas nos produtos e serviços que oferece.

Atualmente, existem tantas opções de escolha que é muito mais difícil para os consumidores repararem em si.

Algumas dicas que podem fazer a diferença:

  • Certifique-se de que não transmite mensagens vazias. O que publica deve ter valor e transparência.
  • Seja coerente com os seus preços.
  • Não ignorar as queixas dos clientes, especialmente quando há uma falha no produto.
  • Mantenha uma imagem comercial aberta e profissional. Desta forma, terá clientes fiéis e obterá boas referências.
  • Consistência da imagem: logótipo, sítio Web, cartões de visita, folhetos, catálogos e tudo o que utilizar.

Profissional não é sinónimo de sobriedade, tudo tem de estar de acordo com os valores que pretende transmitir. Certifique-se apenas de que tudo é claro e legível.

Promoção: Com a promoção, pode dirigir-se a diferentes tipos de consumidores ao mesmo tempo. Tem de ser criativo e pensar numa alternativa que funcione para si. Exemplos:

  • Comprar espaço na TV, rádio para anúncios publicitários.
  • Criar anúncios em plataformas como o Instagram, Pinterest, Facebook, etc.
  • Criar e distribuir cartazes, panfletos.
  • Utilizar espaços públicos para espectáculos.
  • Aluguer de bancos, paredes, paragens de autocarro, transportes.

Publicidade: É quando se realiza uma campanha publicitária para chamar a atenção de um grupo específico. Também se refere ao marketing envolvido num evento ou numa aparição pública, como um programa, uma conferência de imprensa, um seminário, um workshop, etc. Relações públicas e trabalho em rede: Trata-se da divulgação intencional da sua empresa como um todo (nome, marca, imagem, valores, objectivos) e da sua difusão junto do público de forma a que seja compreendida, reconhecida e apreciada.

As relações públicas têm mais a ver com os meios de comunicação social, ao passo que o trabalho em rede funciona a nível individual, criando ligações entre pessoas com interesses comuns.

Relações com os meios de comunicação social: Esta é uma parte do marketing que se refere ao contacto com os meios de comunicação social com o objetivo de obter cobertura nos jornais ou de conseguir que façam uma reportagem sobre a sua empresa, os seus produtos e serviços. Por exemplo, enviando comunicados de imprensa aos editores. Seja em formato impresso ou digital.

Marketing viral: Muito popular atualmente. Um método centrado em conseguir que as pessoas partilhem a sua mensagem online. Tende a ser muito conciso. Plataformas populares: Tick Tock, Facebook, Youtube, Instagram, etc.

Boca a boca: Um dos métodos mais poderosos utilizados em todo o mundo para atrair clientes. É uma das formas mais antigas, mas continua a ser altamente eficaz. Mesmo que o objetivo do marketing seja levar as pessoas a comprar o seu produto, fazer com que as pessoas falem do seu negócio é um bom começo. Geralmente, isso leva a um aumento das vendas, seja pessoalmente ou digitalmente.


marketing

Transcrição O que é o marketing nas empresas?



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?