logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Técnica de mapeamento

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Técnica de mapeamento


A técnica de mapeamento é uma representação simples de um procedimento que detalha todas as acções sequencialmente. Permite-nos visualizar a informação através de uma ideia primária interligada com ideias secundárias. O mapa é uma das melhores formas de ordenar ideias sobre um determinado tópico.

Podem ser utilizados vários modelos para o processo de visualização. Pode utilizar um organizador gráfico ou um brainstorming para o ajudar a formar um gráfico. Pode fazê-lo sob a forma de uma árvore genealógica, de um sol ou de qualquer outra forma que lhe permita captar visualmente as suas ideias. Para fazer um mapa, não são necessárias competências de desenho, desde que o modelo que utiliza seja claro e transmita tudo o que pretende transmitir, é suficiente.

Ao fazer um mapa, pode começar por desenhar simplesmente a sua ideia central no modelo que considerar mais útil para o seu conceito. É utilizado para formar uma representação visual de todos os tipos de questões, tanto simples como complexas. O mapeamento mental é muito útil para ajudar os empresários a lidar com grandes e complicadas quantidades de informação. E pode ser utilizado não só num contexto empresarial, mas também no trabalho educativo e pessoal.

O facto é que, ao representar toda a informação que tem sobre um tópico específico numa forma visual, é muito mais fácil compreender todos os aspectos do mesmo, de modo a gerar novas ideias. O que torna o mapeamento mental tão poderoso é a sua simplicidade e a sua capacidade de crescimento contínuo.

Benefícios da técnica de mapeamento

Auxilia o brainstorming e a descoberta de qualquer tipo de ideia, conceito ou problema de negócio. Serve como um nexo para a compreensão de ideias e conceitos diferentes de origens diferentes. Simplifica a comunicação de novas ideias e procedimentos. Ajuda a recordar melhor a informação. É útil para colocar ideias por escrito e para a organização de ideias.

Passos para criar o seu mapa mental

Para criar o seu mapa mental, deve seguir alguns passos, que são descritos em seguida:

  • Deve começar com a ideia ou conceito principal e, em seguida, construir o resto do mapa a partir dessa ideia. Escolha o tema central do seu mapa e comece por criar uma visualização do mesmo ou por escrever uma palavra que represente este conceito inicial na sua mente.
  • Depois, comece a rodear esta ideia com tantos ramos quantos forem necessários que lhe estejam associados. Cada um dos ramos deve conter uma única palavra que represente o subtema em relação ao principal.

Para melhor delimitar os ramos, aconselho-o a codificá-los com cores ou imagens diferentes. Deve utilizar algumas perguntas para delimitar a sua ideia inicial:

  • O que é que eu quero?
  • Porque é que o quero?
  • Que problemas quero resolver?
  • Porque é que preciso de os resolver?
  • Qual é o objetivo do meu negócio?

Os ramos subsequentes responderão a outras perguntas, tais como porquê, com quem, como e onde. Estes ramos vão crescer a partir da ideia principal, permitindo-lhe expandir os seus conceitos e ideias.

Os ramos mais pequenos contêm palavras que especificam melhor o conceito ou a ideia do ramo anterior. Isto é útil para o desenvolvimento da ideia global do mapa mental, onde se incluem ajudas visuais e esboços. Também podem ser utilizados no brainstorming e na definição de subtemas.

Dar forma ao seu mapa mental

Para criar o seu mapa mental, pode utilizar as centenas de modelos que existem online, tanto em formato gratuito como pago. Basta escolher o que melhor se adapta às suas necessidades. Muitos empresários preferem fazê-lo da forma clássica, com lápis e papel, mas cabe-lhe a si escolher a forma que prefere.

Ao iniciar o seu negócio, não deve cometer um dos erros mais comuns que os novos empresários cometem, concentrando-se apenas nos serviços e produtos, esquecendo-se do resto. Sem dúvida que a qualidade dos produtos ou serviços é de vital importância, mas se estes não derem resposta a um problema ou necessidade do consumidor, o seu empreendimento é nulo.

Quando se inicia uma empresa, há muitos elementos a ter em conta, para além dos serviços ou produtos. É nesta parte que o mapa mental é fundamental para o discernir.

É aconselhável utilizar cores para delimitar melhor cada tópico e simplificar o processo à medida que o mapa cresce. Pode utilizar formas de coração ou nuvens, e não apenas círculos, para englobar as ideias.

Quando vai criar o seu mapa mental, deve começar por escrever a sua ideia inicial, que neste caso será a empresa de coaching. Depois, escolha e escreva o tema central em que se vai basear, que deve ser colocado no centro da página ou do modelo que está a utilizar. Aqui pode acrescentar uma imagem ou uma cor à sua escolha. Estas devem ser concebidas para evocar ideias sobre esta palavra e atrair a atenção, uma vez que o cérebro responde melhor a estímulos visuais.

Deve escolher com calma a imagem e a paleta de cores que vai utilizar, pois são estas que vão facilitar a associação de ideias e conceitos. De seguida, começará a desenhar todos os ramos a partir desta ideia central, acrescentando os subtemas relacionados. É nesta parte que vai dar rédea solta a toda a sua


mapeamento tecnico

Transcrição Técnica de mapeamento



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?