logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

O ganho líquido

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição O ganho líquido


Todo o dinheiro que entra como resultado das suas actividades comerciais não é lucro líquido. O lucro bruto é o total de dinheiro que adquire menos apenas o custo de produção dos produtos/serviços que vende.

Mas é claro que há mais despesas envolvidas no processo. O lucro líquido é o que resta depois de considerar o custo de produção e todas as despesas, incluindo impostos, comissões e despesas operacionais.

É o lucro real da empresa quando as receitas excedem os custos, as despesas e os impostos necessários para manter uma atividade. Fornece uma medida da rendibilidade da empresa.

Por outras palavras:

  • Lucro Líquido = Receita Total - Despesa Total.
  • E isto aplica-se a todas as empresas, independentemente do seu tipo ou dimensão.

Rentabilidade

A obtenção deste benefício económico é um objetivo primordial para qualquer empresa e as suas estratégias serão orientadas para o conseguir. Para isso, não é apenas necessário que o dinheiro entre, mas que a empresa em geral seja rentável. A rendibilidade está relacionada com o lucro, mas não é a mesma coisa. A rendibilidade é utilizada para medir a eficiência de uma empresa em relação à sua dimensão. É o rácio entre o lucro líquido obtido e o montante investido. É geralmente expressa em percentagem.

Em última análise, é a medida do nosso sucesso ou fracasso, pois diz-nos se utilizámos o dinheiro de forma sensata e se gerámos um retorno do investimento com o que temos.

O facto de uma empresa estar a ganhar dinheiro não significa que seja rentável, mas é um fator que tem um impacto direto.

As despesas são uma variável fundamental no desenvolvimento de qualquer estratégia em relação à rentabilidade da sua empresa. O desafio é obter os mesmos lucros com menos recursos e mantendo a qualidade.

Como aumentar os lucros?

Há várias estratégias que pode seguir para aumentar os lucros e, consequentemente, a rentabilidade.

Aumentar as vendas: aumenta as receitas e pode ter um impacto positivo nos lucros, desde que se controlem os custos. Mesmo assim, não há garantias de que a rendibilidade aumente, tudo depende da capacidade de manter os custos baixos. Se as receitas aumentarem mas os custos se mantiverem inalterados, os lucros podem ser reduzidos ou inexistentes.

Aumentar opreço: Aumentar a receita das vendas é outra forma de aumentar os lucros. Para que esta estratégia funcione bem e tenha um impacto positivo nos lucros, o produto/serviço tem de ser estudado e todas as possibilidades têm de ser tidas em conta. Quando se aumenta um preço, este mantém-se durante algum tempo e, se se revelar uma má decisão, fica-se encurralado e é contraproducente. Também é preciso ter em conta o momento, quando pode haver mais procura desse produto/serviço, por exemplo.

Não é algo que deva fazer sempre, é arriscado, pois os seus clientes podem ir para a concorrência. As suas campanhas de alteração de preços devem ser apoiadas por uma estratégia de marketing sólida.

Outra estratégia seria baixar os preços ou dar descontos em datas específicas para atrair mais clientes. Além disso, não abuse dos descontos, uma vez que a sua utilização tem frequentemente um impacto negativo na rentabilidade.

Reduzir os custos: A melhor estratégia, porque depende inteiramente de si, é gerir e controlar os custos. Estes têm um grande impacto nos seus lucros. Deve ter cuidado para que a qualidade dos seus produtos/serviços não diminua por causa disso.

Tipos de despesas

Existem dois tipos de despesas, as fixas e as variáveis:

  • Custos fixos: não se alteram com as vendas, estão sempre presentes mesmo que não haja produção. São aqueles que contratamos, muitas vezes no início da atividade e que mantemos a longo prazo. Podem incluir a renda das instalações, pagamentos de seguros, hipotecas, obrigações bancárias, reparações e manutenção, limpeza, serviços profissionais, serviços públicos como eletricidade, água, telefone, entre outros. Estas são despesas necessárias e previsíveis, mas devemos tentar obter um bom negócio desde o início, pois serão difíceis de renegociar.
  • Despesas variáveis: variam com as vendas, e quando estas aumentam, as despesas também aumentam. Dependem do que é produzido. Podem incluir a compra de matérias-primas e produtos, serviços prestados por terceiros, transportes associados à produção, comissões e impostos, descontos nas vendas, entre outros.

Não há dúvida de que a gestão das despesas é uma preocupação de qualquer empresa e não há nada de errado em querer controlá-las. Ao iniciar o seu negócio, a primeira coisa a fazer é


lucro neta

Transcrição O ganho líquido



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?