Transcrição O ponto de equilíbrio
Se, no início da sua atividade, calculou bem o fundo de maneio necessário para cobrir as actividades operacionais, deverá dispor de um período de carência de, pelo menos, 6 meses a um ano. Geralmente, no decurso do primeiro ano, deverá ter atingido o ponto de equilíbrio. Este é o ponto em que não há lucro, mas também não há prejuízo. A partir daí, será capaz de gerar lucros.
Gostaríamos que o nosso negócio não fosse apenas lucrativo, mas que o nosso lucro crescesse mês após mês e ano após ano. Uma margem entre 10% e 20% é considerada um bom número. No entanto, isto não é realista, especialmente nos primeiros anos. O importante é ter um bom plano de negócios, antecipar o mais possível os problemas e adaptar-se rapidamente ao que nos aparece.
Uma das formas de estar atento aos riscos de insolvência e de projetar o crescimento da empresa é conhecer claramente a nossa margem de contribuição e o ponto de equilíbrio.
O que é o break-even?
O ponto de equilíbrio é um indicador que permite conhecer o ponto ou ponto em que as receitas de vendas são iguais às despesas fixas e variáveis num determinado período. É a intersecção onde não há lucro ou prejuízo.
É possível saber o montante de vendas que se deve assegurar para recuperar o investimento e o preço a que se deve vender para atingir o ponto de equilíbrio, ou ultrapassá-lo e gerar lucros. Pode ser utilizado tanto para produtos como para serviços.
Para que serve o ponto de equilíbrio?
Os nossos custos fixos chegam todos os meses, independentemente de termos efectuado muitas ou poucas vendas. Temos de continuar a pagar os serviços públicos, a renda, o salário, os seguros, etc. É importante saber quanto dinheiro vamos precisar para sobreviver no mês e quanto podemos ganhar com isso para obter lucro.
Conhecer o ponto de equilíbrio permite-nos então:
- Evitar a incerteza económica.
- Planear, otimizar e gerir melhor as suas despesas, tanto fixas como variáveis.
- Saber em tempo real se se está a ter lucro ou prejuízo.
- Planear o volume de vendas necessário para cobrir os custos e saber se temos produtos/serviços suficientes para atingir o objetivo.
- Saber exatamente quando é que se começa a gerar lucros.
- Ajustar, se necessário, o preço de venda.
- Reavaliar os objectivos se o ponto de equilíbrio for inatingível.
- Confirmar a viabilidade económica dos seus produtos/serviços.
- Desenvolver estratégias de contingência em caso de queda súbita das vendas.
- Visualizar a evolução da sua atividade comparando diferentes períodos.
Como calcular o ponto de equilíbrio?
A determinação do ponto de equilíbrio não é difícil. Existem várias fórmulas, mas a mais popular tem em conta os custos fixos, o custo variável por unidade e o preço de venda por unidade. Estas variáveis são utilizadas para completar a fórmula e obter o ponto de equilíbrio, onde não se ganha nem se perde. A partir desse resultado, começa-se a ter lucro.
Qe= Cf / (Puc-Cuv):
- Onde: Qe é o ponto de equilíbrio.
- Cf: são os custos fixos necessários para o funcionamento do negócio, que se mantêm todos os meses e não se alteram com as vendas.
- Puv: o preço do produto/serviço por unidade.
- Cuv: custo variável por unidade, são aqueles que variam de acordo com as vendas, dependem destas. Quanto maior for a venda, maior será o custo.
Para saber quanto seria a receita basta multiplicar esse valor (resultado do ponto de equilíbrio) pelo preço por unidade. Se quiser saber o lucro gerado pela venda de uma determinada quantidade de produto/serviço, a fórmula é a seguinte
- Lucro = Preço de venda - Custo variável total - Custo fixo total.
Margem de contribuição: refere-se à diferença entre o preço de venda e o custo de produção.
Para os serviços, é o mesmo procedimento que para os produtos, mas com ênfase nas horas facturáveis que permitem obter a margem de contribuição.
Se tiver vários produtos ou serviços, deve efetuar cálculos para cada um dos produtos ou serviços.
Este cálculo também pode ser representado graficamente, mostrando a intersecção entre os custos e as receitas. Se utilizar o Excel ou outro software de contabilidade, pode gerar o gráfico automaticamente assim que todos os conjuntos de dados e fórmulas forem incluídos.
4 Resultado do ponto de equilíbrio
O ponto de equilíbrio não é um fim, é um meio para avaliar objetivamente os produtos e serviços e o seu custo/benefício. Quanto precisamos de produzir? A que preço? Que processo ou recurso posso otimizar? Isto é algo que precisamos de fazer frequentemente ao longo do ano. Especialmente se estivermos a alterar custos e despesas.
Se precisarmos de alterar rapidamente o ponto de equilíbri
equilibrio