Transcrição Evitar a comunicação à distância
O tema que vamos abordar a seguir pode ser um pouco controverso, tendo em conta o sistema de trabalho que tem em vigor para lidar com os seus clientes. Muitos profissionais recorrem exclusivamente à comunicação à distância. Com o atual desenvolvimento tecnológico, a comunicação à distância é uma opção muito atractiva, uma vez que optimiza os processos logísticos envolvidos na prestação de atenção personalizada a um cliente.
Embora este tópico não tenha como objetivo criticar a comunicação à distância, queremos realçar as muitas vantagens de ter um intercâmbio pessoal durante as primeiras sessões de coaching, desde que as condições o permitam. Ao longo deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes relacionados com a forma como estabelecemos contacto com os nossos clientes durante as primeiras sessões de coaching.
As vantagens da comunicação presencial durante as sessões iniciais.
A comunicação presencial, em que o coach e o cliente partilham o mesmo espaço físico, permite uma série de resultados que se destacam da comunicação à distância durante as sessões iniciais de coaching. A relação profissional que se estabelece entre o coach e o cliente baseia-se geralmente em laços sólidos de cumplicidade e de confiança.
Neste ponto, o contacto físico revela-se muito mais eficaz do que o contacto virtual, porque, por mais avançada que seja a tecnologia, a nossa caraterística marcante de seres sociais impõe-nos uma necessidade constante de nos relacionarmos com o outro da forma mais pessoal possível, se quisermos quebrar algumas barreiras iniciais de comunicação.
Com isto não estamos a dizer que a comunicação à distância é uma má opção, de facto, em muitas ocasiões é a única alternativa quando existe uma distância considerável entre o coach e o cliente. Apenas sublinhamos a importância de fazer um esforço para que os primeiros encontros sejam presenciais, sempre que existam condições para o fazer.
Alternativas melhores e piores
Nas circunstâncias em que, por motivos de força maior, não seja possível estabelecer uma comunicação presencial durante as sessões iniciais de coaching, deve recorrer-se a alguma alternativa para facilitar a conversa entre cliente e coach. Para o efeito, listamos as três alternativas mais comuns, em grau de recomendação:
- Videochamadas: A alternativa mais recomendada à comunicação presencial são as videochamadas. Isto porque, embora as videochamadas não consigam quebrar algumas das barreiras de comunicação que a comunicação presencial consegue, permitem transmitir um maior grau de informação do que as restantes alternativas. Quando comunicamos, fazemo-lo não só com a nossa voz, mas também com toda uma série de elementos, como as expressões não verbais, que evidenciam toda uma série de sinais informativos que podem ser utilizados eficazmente pelo treinador.
- Chamadas: As chamadas são a segunda alternativa mais recomendada. São muito menos eficazes do que as videochamadas na recolha de informações úteis para o treinador. Isto deve-se ao facto de as informações fornecidas pelas expressões não verbais se perderem nas chamadas. Do mesmo modo, a comunicação pode ser afetada por interpretações erradas do tom de voz ou da entoação. Tente utilizar as chamadas telefónicas apenas quando for totalmente impossível fazer uma chamada de vídeo.
- Mensagens de texto: As mensagens de texto são o estilo de comunicação menos recomendado para as nossas primeiras sessões de coaching. As informações que podem ser recebidas através de uma mensagem de texto são extremamente limitadas, uma vez que apenas recolhem informações muito específicas que não podem ser contrastadas ou medidas com elementos que denotam o estado de espírito do cliente ou o contexto de algumas expressões.
distancia comunicacao