Transcrição Seja um apoio para os seus clientes
Durante este guia iremos abordar algumas questões relacionadas com o tratamento interpessoal dos clientes, a forma como conduzimos as nossas sessões de coaching e o papel que desempenhamos como apoio e suporte para eles. Ser coach não é um serviço qualquer, o trabalho de um coach não se limita a transmitir conhecimentos e a ser pago por isso.
O coach é um profissional que deve estar mais envolvido do que os outros, interessado em aspectos que vão para além do profissional, mas que de uma forma ou de outra estão relacionados com os resultados que o nosso cliente pode alcançar. Dito isto, o coach deve ser um apoio para os seus clientes, para que estes possam encontrar no seu coach um braço direito para resolver dúvidas e enfrentar cenários complexos.
É por isso que vamos agora analisar vários elementos que são essenciais na relação coach-cliente.
Porque é que devemos desempenhar um papel de apoio ao cliente?
Deve estar a perguntar-se por que razão tem de ir além das suas funções profissionais e servir de apoio aos seus clientes, uma vez que, no fim de contas, apenas oferece um serviço e cobra por ele. Acontece que o coaching tem nuances diferentes de outros serviços. Quando contratamos um especialista em informática para verificar o nosso computador, esperamos apenas que ele cumpra as suas funções e resolva o nosso problema, pelo que a nossa relação como cliente com o especialista em informática termina quando ele tiver feito o seu trabalho.
No caso de um coach, a questão torna-se um pouco mais complexa, porque os resultados do coach são medidos a longo prazo. É impossível para o coach aconselhar o seu cliente, orientá-lo e ajudá-lo a progredir na sua atividade se não se envolver para além dos aspectos profissionais e tentar conhecer as particularidades do seu cliente. O coach tem de fazer mais do que transmitir informação e experiência, tem de ser um apoio para o cliente e ajudá-lo a utilizar os conhecimentos adquiridos de forma eficaz. Se isso não for feito, tudo não passa de mera teoria, o que é um problema muito sério para um cliente inexperiente.
Acompanhamento dos seus clientes
Uma das formas mais eficazes de apoiar o seu cliente e de saber até que ponto a sua orientação está a responder às suas necessidades é acompanhar constantemente os resultados obtidos pelo seu cliente e a forma como este está a pôr em prática as suas recomendações e orientações. Tente estar ciente de cada passo que o seu cliente está a dar com o seu negócio, comunique com ele e obtenha informações sobre a forma como está a gerir cada processo.
Descubra quais são as suas maiores preocupações e quais os obstáculos que o impedem de acelerar o seu progresso. Estas acções serão muito apreciadas pelo seu cliente, uma vez que estará a demonstrar que se preocupa realmente com o facto de os serviços que presta aos seus clientes lhes serem úteis e de eles poderem tirar o máximo partido dos mesmos.
Corrigir à medida que avança
Não pode esperar que as suas recomendações e orientações sejam imutáveis ou que se adaptem a cada circunstância ou aspeto específico. Para educar e orientar o nosso cliente, é necessário ter em conta uma série de factores que surgem aleatoriamente ao longo do percurso.
Deve ser flexível ao planear as suas estratégias, prestar atenção aos elementos circunstanciais e, se detetar que é necessário fazer modificações ao longo do percurso, corrigi-las a tempo e evitar erros que podem tornar-se dispendiosos.
apoio aos clientes