Transcrição Abordagem de mercado
* Los fundamentos de la dieta cetogénica: Qué es la cetosis, cómo funciona, y cómo medir tus niveles de cetosis.
*Impacto en la salud: Cómo la dieta cetogénica contribuye a la pérdida de peso, mejora la salud cardiovascular, ayuda en el control de la diabetes y potencia la construcción muscular.
• Aspectos clave de la alimentación cetogénica: Desde las proporciones óptimas de macronutrientes hasta la selección de alimentos permitidos, así como recomendaciones para menús cetogénicos, incluyendo opciones vegetarianas y veganas.
A abordagem de mercado é uma ferramenta que vamos utilizar, na qual usamos as informações recolhidas anteriormente e estimamos a procura dos produtos, as vendas mais recentes e, em seguida, determinamos o espaço de mercado que vamos ocupar. Devemos ter em conta que não é possível atrair todos os clientes para os nossos serviços ou produtos, por mais atractivos que sejam, não podemos cobrir todo o mercado. Tomemos por exemplo o caso do Netflix, um serviço de streaming com centenas de milhares de escolhas de filmes, séries e documentários. Mesmo que este serviço seja massivo, nem toda a gente vai gostar dele, há quem prefira outros serviços de streaming como o HBO+, Disney+, ou outros que também existem no mesmo mercado.
O facto de o produto poder ser tecnicamente utilizado por todos não significa que todos estejam interessados nele. Isto significa que, em teoria, se abrirmos um ginásio, toda a gente se sentirá atraída por ele, porque devemos estar em boa forma e cuidar da nossa saúde, mas, na realidade, poucos irão.
Não devemos tentar ser tudo para todas as pessoas e tentar vender a quem não quer o nosso serviço ou produto. Devemos concentrar-nos em aumentar o valor do que oferecemos e atrair o nosso segmento de clientes e, mais importante ainda, deixá-los satisfeitos para que nos recomendem a outros.
Benefícios da focalização no mercado
O crescimento através da focalização é a melhor estratégia para o desenvolvimento de novos negócios. Para que o seu crescimento seja exponencial e com verdadeira qualidade, deve inicialmente minimizar os produtos, serviços e mercados a que recorre para que possa ter mais sucesso nessas áreas específicas. Eis algumas das vantagens de uma focalização no mercado:
- Melhor disponibilidade de recursos para uma maior visibilidade com profundidade e amplitude e gerar procura na nossa área.
- Gerar soluções completas, abrangentes e demonstráveis no nosso segmento.
- Obteremos uma perceção de empresa de confiança, com abundantes referências, experiência e disponibilidade adequada do nosso produto ou serviço.
- Ganhar mais clientes na nossa área de negócio.
- Mais orçamento para nos diferenciarmos dos nossos concorrentes e ultrapassá-los.
Tipos de abordagem ao mercado
Existem quatro tipos principais de abordagem ao mercado, a abordagem ao cliente, a abordagem à produção, a abordagem ao produto e a abordagem às vendas, todas elas extremamente importantes. Explico-os mais pormenorizadamente em seguida.
Foco no cliente
Neste tipo de abordagem, centramos a nossa atenção na satisfação das necessidades do cliente, em que conhecemos as suas motivações e a sua apreciação do serviço. É o mais utilizado atualmente, pois está provado que traz mais resultados.
Ouça a voz do seu cliente: Uma das partes mais importantes da sua abordagem é conhecer e compreender as necessidades dos seus clientes. Deve então fazer perguntas para obter essa informação. Isto pode ser feito através de inquéritos ou inquéritos de satisfação, que o ajudam a aprofundar a experiência do cliente, de modo a poder melhorá-la no final. Se tiver um sítio Web, pode utilizar a secção de feedback como fonte de informação.
Existem ferramentas em linha que o podem ajudar nesta tarefa, como o Net Promoter Score e muitas outras. Independentemente do tipo de ferramenta que utilizar, certifique-se de que existem perguntas de escolha múltipla e perguntas abertas suficientes. As perguntas de escolha múltipla ajudam-no a avaliar melhor a experiência global do cliente, enquanto as perguntas abertas permitem-lhe identificar áreas específicas em que pode melhorar.
O seu inquérito deve refletir todas as possibilidades da experiência do cliente, tanto as boas como as más. Para que os dados sejam tão úteis quanto possível, envie inquéritos aos clientes que tenham críticas negativas ou que cancelem ou devolvam os seus produtos ou serviços - estes valem muitas vezes mais do que as críticas positivas.
Verificar o historial do cliente: É importante saber que apenas cerca de 4% dos clientes insatisfeitos informam a empresa sobre a sua experiência negativa, também é complexo recolher informações de potenciais clientes que nunca compraram o seu produto ou serviço, uma vez que isso aconteceu nas fases iniciais da interação com a sua empresa. Para ter uma ideia melhor deste processo, tente verificar o percurso do cliente desde o início.
Recolha estes dados com um inquérito sobre todo o processo, desde o momento em que encontraram a sua empresa, decidiram comprar o que oferece, passando por todo o processo até ao resultado final.
Tratar os clientes com respeito: Quase todos os especialistas concordam que a maioria das decisões de compra se baseia em caraterísticas emocionais e não racionais. A forma como trata os seus clientes representa 70% da sua experiência, por isso, se quiser melhorar a atenção ao cliente, tem de os tratar sempre com respeito.
Se o cliente se sentir respeitado na sua empresa, continuará a fazer negócios consigo. Estima-se que, se uma empresa tiver uma experiência excecional para o cliente, pode superar os seus concorrentes em até 8% no mesmo mercado. A experiência do cliente é atualmente um fator determinante da diferenciação da marca mais importante do que o preço ou o próprio produto.
Foco na produção
Esta abordagem é a que utilizamos quando os clientes preferem uma procura elevada para o nosso produto ou serviço, com massividade e preços baixos. Neste caso, estaríamos a começar num mercado de massas, com pouca oferta ou em áreas de mercado desconhecidas.
Neste caso, não prestaríamos muita atenção à qualidade dos nossos serviços, mas sim ao facto de termos uma oferta massiva dos mesmos. É uma das abordagens mais tradicionais, mas menos ética, uma vez que se concentra mais em produzir mais sem ter em conta a satisfação do cliente, o que pode custar-lhe a longo prazo.
Concentração no produto
Neste caso, o principal objetivo é fornecer um serviço ou produto com os mais elevados padrões de qualidade, o que se entende pelas caraterísticas intrínsecas do próprio produto, sem prestar atenção à perceção que o cliente tem do mesmo. Um exemplo simples desta abordagem é o sector da aviação, onde as empresas se concentram mais no fabrico de aeronaves com a melhor qualidade e segurança possíveis, independentemente da opinião dos clientes. Os clientes preferem pagar um pouco mais para ter estas garantias de qualidade.
Abordagem de vendas
Com esta abordagem, tenta-se maximizar as vendas num curto espaço de tempo através de estratégias de marketing e vendas excessivas. Neste caso, pode utilizar o up-selling, que não é mais do que aumentar ligeiramente o preço dos seus produtos para gerar uma perceção de maior qualidade e pa
abordagem mercado