Transcrição Caracterização do risco alergénico
Uma das actividades básicas em qualquer sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo (HACCP), que deve ser realizada em cada fase do processo de processamento e manipulação de alimentos, é a caraterização dos potenciais perigos decorrentes da presença de alergénios no produto resultante.
A fim de assegurar que a informação necessária é obtida e para cobrir as considerações de avaliação necessárias. Seguir estes passos irá fornecer a informação necessária para os operadores determinarem se um produto requer ou não rotulagem de alergénios.
Apenas se, após uma avaliação de risco completa e minuciosa, for determinado que existe uma elevada probabilidade de contaminação cruzada com alergénios que possam constituir um perigo para os clientes.
Sempre que possível e de modo a reduzir a probabilidade de potencial contaminação cruzada, recomenda-se que os processos de embalagem sejam modificados e que sejam implementados mecanismos de rotulagem de avisos.
Para realizar estas etapas de caraterização, é necessária informação sobre a presença de alergénios na formulação, bem como informação detalhada sobre possíveis cenários de contaminação cruzada devido à presença de alergénios.
Esta caraterização pode ser utilizada para apoiar outra
riscos presenca alergenios